Conferência debate segurança alimentar e nutricional em Bituruna » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conferência debate segurança alimentar e nutricional em Bituruna


11 de junho de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Na última semana, aconteceu em Bituruna a 3ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O evento reuniu, em sua maioria, autoridades, agricultores, profissionais das áreas da saúde e da educação, além de representantes de outros setores. Realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), foi debatido o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: O que temos e o que queremos?” através dos eixos: Alimentação como princípio de existir; Desafios e possibilidades na construção da política pública; A geografia da fome e o desperdício de alimentos.

“A poder público já realiza diversas ações que contribuem direta e indiretamente para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, como o projeto Mais Pinhão, de incentivo da produção do pinhão, projeto Renascente, de proteção de nascentes, as atividades no Reciclinho, que evitam que muito lixo seja jogado na natureza e polua o solo e as águas, além das audiências públicas sobre o uso de agrotóxicos para estabelecer legislações municipais sobre o assunto”, destacou o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, na sua fala durante a abertura do evento.

A presidente do Comsea, Tânia Nalon, declarou a conferência aberta e agradeceu todos os que colaboraram para o evento e tem se preocupado com o tema no dia a dia, ajudando o conselho a crescer.

As palestras apresentaram as políticas públicas de Bituruna e na região em prol da agricultura familiar, responsável por 70% da alimentação que chega nas mesas das famílias biturunenses. O diretor de Meio Ambiente, da Prefeitura de Bituruna, Fábio Cró, mostrou as atividades do projeto Renascente, que projete nascentes em propriedades rurais de Bituruna, proporcionando mais segurança de consumo para os moradores, além de orientar sobre cuidados como a não utilização de agrotóxicos próximo a áreas de nascentes e a preservação da mata ciliar. O coordenador do Projeto HF do Vale do Iguaçu, José Eustáquio Pereira, apresentou o incentivo à agricultura orgânica e a garantia da comercialização da produção, oferecendo alimentos de qualidade e gerando renda. Encerrando, o nutricionista Ageu Padilha de Quadros, falou sobre os contrastes alimentares da atualidade, como obesidade e desnutrição, além da importância da nutrição preventiva.

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Bituruna, Rodrigo Marcante, representante da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Carlos Razera; representante do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Clemente Scistowski; chefe de Escritório Regional da Emater, Cleacir Dall Agnol, vereador João Padilha, secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Nhoatto, e secretário de Governo, Evandro Nunes.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda-feira

Imagem assessoria A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória ampliará, a partir da próxima segunda-feira (29), a campanha de vacinação contra a Influenza para toda a população com idade a partir de seis meses. A medida segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e tem como objetivo aumentar a […]

PROERD forma 380 alunos e fortalece prevenção às drogas em União da Vitória 

Imagem assessoria Aconteceu nesta quinta-feira (25) a formatura de 380 alunos do 5º ano participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória. A cerimônia foi realizada no Wooden […]

Proerd forma estudantes e fortalece prevenção às drogas em Porto União 

Imagem assessoria Na noite desta quinta-feira (25), o Cine Teatro Ópera, em Porto União, recebeu a cerimônia de formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina. O evento reuniu estudantes, familiares e membros da comunidade […]