Governo do PR garante apoio à produção de Erva-Mate » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Governo do PR garante apoio à produção de Erva-Mate


26 de junho de 2019

Foto: Comunicação deputado Hussein Bakri

Em uma agenda articulada pelo deputado Estadual Hussein Bakri, o Governador Ratinho Junior recebeu nessa terça-feira, 25 de junho, a Diretoria do Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate). No encontro que ocorreu no Palácio Iguaçu em Curitiba, o grupo destacou a importância do produto para o Sul do Paraná e pediu apoio do Governo do Estado nas demandas que vão fortalecer a cadeia produtiva local.

“Nasci em União da Vitória e meu pai sempre dizia que éramos a terceira economia do Paraná, mas, ao longo dos anos, perdemos espaço e infelizmente grande parte da região está hoje deprimida economicamente. Entendemos que o melhor caminho para voltar a gerar emprego e renda é fortalecendo a cadeia da erva mate por meio de uma política pública voltada ao produto”, afirmou Hussein Bakri que é Líder do Governo e representante do Sul do Estado na Assembleia Legislativa.

Criado em 25 de abril deste ano para organizar e desenvolver a cadeia produtiva da erva mate na região, o Cogemate reúne representantes das indústrias, associações dos produtores, Associação dos Municípios Sul Paraná (Amsulpar), Secretaria Estadual da Agricultura, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No total, o grupo representa mais de 100 mil pessoas ligadas à produção local.

No encontro, foi destacado que o Vale do Iguaçu é o maior produtor de Erva-Mate sombreada do mundo, que é mais lucrativa, tem um sabor mais suave e, além disso, auxilia na preservação de espécies nativas. “A saída para desenvolver o Paraná é a industrialização dos alimentos. Vocês têm um grande produto na mão e essa organização do Cogemate facilita que o poder público possa colaborar na cadeia da erva mate ao criar um ambiente favorável a investimentos privados na região, e não podemos nos esquecer do marketing e da publicidade, por meio de estratégias que mostrem para o mundo esse diamante que é a Erva-Mate do Paraná”, disse Ratinho Junior.

O Governador declarou apoio à pauta de 12 itens nos quais o Cogemate pede apoio do Governo do Estado, a começar pela inclusão da erva mate na merenda escolar. Também foram debatidos a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) e de leis estaduais de manejo sustentável, que amparem o cultivo do produto em meio à mata nativa; uma parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para o plantio embaixo das redes de energia e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em torno da erva mate.

“Agradeço ao Governador e ao deputado Hussein pela oportunidade de termos vindo aqui expor o nosso trabalho. Nossa missão é buscar parcerias com o poder público para inovar, trazer desenvolvimento e organizar o setor, já que a erva mate está passando por um momento espetacular. O exterior está conhecendo a erva mate do Paraná e é uma oportunidade ímpar de levarmos desenvolvimento a todo o Sul do Paraná”, comemorou Naldo Vaz, Presidente do Cogemate.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]

Gripe K: Santa Catarina registra a maioria dos casos no país

Dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) confirmam 17 casos da chamada “gripe K” em seis municípios do estado. De acordo com a pasta, os pacientes — de diferentes faixas etárias — não apresentaram reações graves ao vírus. Os casos foram identificados em: Segundo a SES, os municípios seguem […]