Professores da rede municipal de ensino participaram do seminário final de um curso para formação de docentes; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), promovido em parceira com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento foi realizado no auditório do Colégio Estadual Túlio de França na noite de terça-feira, 27, e contou a com a presença de cerca de 100 professores.
Os estudos direcionados pelo curso deram ênfase a Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental e o Ensino de Leitura na Educação Infantil. Essa formação ofereceu carga horária de 100 horas, certificadas em uma parceria com UFPR. O curso de formação continuada teve início no mês de abril e encerrou no dia 27 de agosto. “São mais de 80 profissionais que participaram desta formação continuada, que possui uma grade curricular extensa com atividades que envolvem a interdisciplinaridade, a alfabetização, metodologias de ensino a serem utilizadas, mas também valoriza as boas práticas que os professores promovem em sala de aula”, explica o secretário de Educação, Ricardo Brugnago.
Durante o seminário de encerramento, os trabalhos realizados pelos professores com os alunos em sala de aula durante o curso ficaram em exposição para compartilhamento de informações. Dezenas de projetos diferentes foram produzidos. “Desenvolvemos projetos primeiro na teoria, no curso e depois nas escolas, na prática. Isso fez o desenvolvimento dos alunos evoluir. Você pegar uma criança que lê pouco e no final do ano ela estar lendo bem, isso é muito gratificante”, destaca Juliana Vasilco, professora do 2º e 3º ano da Escola Municipal Didio Augusto.
O evento também contou a participação do projeto; “Senta que lá vem história” da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) com a participação da graduanda Kátia Sabai, que fez a contação de uma linda história, tendo também, uma palestra com a professora pós-doutora Claudia Zanlorenzi que tratou temas pertinentes sobre a etapa da alfabetização.