Cultura: A Literatura Polonesa da Idade Média até o século XVIII » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cultura: A Literatura Polonesa da Idade Média até o século XVIII


20 de setembro de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O espaço da Secretaria Municipal de Cultura de Porto União, que está localizado no segunda andar da Rodoviária, abriu as portas na noite de quarta-feira, 18 de setembro, para mais um ato de valorização e descoberta da história da cultura Polonesa.

O tema tratado foi a palestra da professora Ludmila Pawlowski, que fez uma ampla apresentação do tema; “A Literatura Polonesa desde a Idade Média até o início do século XVIII”. A palestra teve início às 19h30 e contou com um público que está tendo a oportunidade de conhecer melhor a cultura polonesa, ter as devidas explicações da história e ter também, um breve roteiro de turismo, se por ventura marcar uma visita na Polônia.

No primeiro momento a palestrante Ludmila Pawlowski mostrou dois pequenos filmes sobre a cultura polonesa, e em seguida, o filme história, para enfatizar o tema da palestra.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Um dos temas de abertura dos textos da época e história contadas, foi sobre os dragões. Como já tem relatos na história na França e na Polônia, o dragão faz parte do enredo. Segundo textos, o dragão devorava crianças e mulheres virgens e por muitas vezes soldados tentaram matar o dragão, mas não tiveram êxito. Certo dia, um sapateiro se ofereceu para matar o dragão ao rei e muitos riram, pois se muitos soldados não tiveram êxito, no máximo, um sapateiro também morreria.

O sapateiro usou métodos diferentes. Colocou na entrada de uma caverna, onde ficava o dragão, pelagem de carneiro. O animal saiu e engoliu a armadilha do sapateiro, nisso, o dragão morreu envenenado. O sapateiro foi aclamado e se casou com a filha do rei.

Outro tema foi uma frase escrita que marcou o período das grandes batalhas:

“Nasze dziady swoje ziemie o piers morza opierali, nasze ojce

smoje premie wrogom pod miecz oddawali. Nasze dziady

smoje miecze obmywall w oceanach, a my ojców swoich winy

obmywamy w swoich ranach”.

Tal letra foi gravada em formato de música, acompanhe:

 

 

A professora Ludmila em entrevista à Rádio Colmeia, falou sobre sua palestra, acompanhe:

 

 

Outro assunto que a professora Ludmila Pawlowski falou, foi a participação do grupo de jovens da cultura Polonesa das duas cidades em um congresso em Curitiba, sobre a possibilidade de mostrar as etnias em várias partes do mundo. Lembrando que na semana passada, muitas pessoas receberam no seu WhatsApp um vídeo com a reportagem da TV Polonesa mostrando a cultura na Argentina, e em seguida, os atos culturais em Porto União da Vitória. Ludmila fala sobre tal reportagem mostrada na TV Polonesa:

 

 

Acompanhe o vídeo da TV Polonesa:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]