Cultura: A Literatura Polonesa da Idade Média até o século XVIII » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cultura: A Literatura Polonesa da Idade Média até o século XVIII


20 de setembro de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O espaço da Secretaria Municipal de Cultura de Porto União, que está localizado no segunda andar da Rodoviária, abriu as portas na noite de quarta-feira, 18 de setembro, para mais um ato de valorização e descoberta da história da cultura Polonesa.

O tema tratado foi a palestra da professora Ludmila Pawlowski, que fez uma ampla apresentação do tema; “A Literatura Polonesa desde a Idade Média até o início do século XVIII”. A palestra teve início às 19h30 e contou com um público que está tendo a oportunidade de conhecer melhor a cultura polonesa, ter as devidas explicações da história e ter também, um breve roteiro de turismo, se por ventura marcar uma visita na Polônia.

No primeiro momento a palestrante Ludmila Pawlowski mostrou dois pequenos filmes sobre a cultura polonesa, e em seguida, o filme história, para enfatizar o tema da palestra.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Um dos temas de abertura dos textos da época e história contadas, foi sobre os dragões. Como já tem relatos na história na França e na Polônia, o dragão faz parte do enredo. Segundo textos, o dragão devorava crianças e mulheres virgens e por muitas vezes soldados tentaram matar o dragão, mas não tiveram êxito. Certo dia, um sapateiro se ofereceu para matar o dragão ao rei e muitos riram, pois se muitos soldados não tiveram êxito, no máximo, um sapateiro também morreria.

O sapateiro usou métodos diferentes. Colocou na entrada de uma caverna, onde ficava o dragão, pelagem de carneiro. O animal saiu e engoliu a armadilha do sapateiro, nisso, o dragão morreu envenenado. O sapateiro foi aclamado e se casou com a filha do rei.

Outro tema foi uma frase escrita que marcou o período das grandes batalhas:

“Nasze dziady swoje ziemie o piers morza opierali, nasze ojce

smoje premie wrogom pod miecz oddawali. Nasze dziady

smoje miecze obmywall w oceanach, a my ojców swoich winy

obmywamy w swoich ranach”.

Tal letra foi gravada em formato de música, acompanhe:

 

 

A professora Ludmila em entrevista à Rádio Colmeia, falou sobre sua palestra, acompanhe:

 

 

Outro assunto que a professora Ludmila Pawlowski falou, foi a participação do grupo de jovens da cultura Polonesa das duas cidades em um congresso em Curitiba, sobre a possibilidade de mostrar as etnias em várias partes do mundo. Lembrando que na semana passada, muitas pessoas receberam no seu WhatsApp um vídeo com a reportagem da TV Polonesa mostrando a cultura na Argentina, e em seguida, os atos culturais em Porto União da Vitória. Ludmila fala sobre tal reportagem mostrada na TV Polonesa:

 

 

Acompanhe o vídeo da TV Polonesa:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]