Uniguaçu está com inscrições abertas para o Projeto Rondon » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Uniguaçu está com inscrições abertas para o Projeto Rondon


23 de outubro de 2019

Foto: Comunicação Uniguaçu

O Centro Universitário Vale do Iguaçu participará em 2020 do Projeto Rondon, que visa contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. As operações do Projeto Rondon são realizadas em janeiro e julho de cada ano, sendo que cada Instituição de Ensino Superior (IES) contempla um local e tem um período para a realização da operação e das ações a serem desenvolvidas dentro do cronograma pré-selecionado.

A Operação “Yaguaru” acontecerá entre os dias 16 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020, no município de Santa Lúcia (PR) e terá como Centro Regional (CR) a cidade de Cascavel (PR). Além de trazer melhorias para o bem-estar social e a capacitação da gestão pública, o Projeto Rondon busca também consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Poderão participar do processo seletivo, para as operações 2019/2020, os acadêmicos regularmente matriculados, que estejam cursando a segunda metade do curso de graduação. As inscrições vão até dia 1º de novembro e o aluno interessado em participar do processo seletivo deverá se inscrever na Secretaria Acadêmica da Uniguaçu. Após o preenchimento da ficha o aluno receberá protocolo de inscrição

A ficha de inscrição deve ser totalmente preenchida para que haja a homologação. Ao todo, serão desenvolvidas oito ações na Operação “Yaguaru”, sendo que para cada ação haverá um aluno executando o projeto conforme seleção na sua área de conhecimento. Os alunos selecionados participarão de uma capacitação para refinamento do Projeto e preparação para a viagem, com data e local a ser determinado pela Comissão Organizadora do Projeto Rondon do Centro Universitário Vale do Iguaçu.

Para a reitora da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, poder participar de um projeto com este cunho é de grande valia para a Instituição e para os acadêmicos. “Estamos felizes com esta participação. Para os acadêmicos que participarão com certeza a experiência e a oportunidade serão únicas. Além de desenvolver as habilidades acadêmicas, os participantes se tornam mais críticos e patriotas, adquirindo mais conhecimento no local onde for executar sua ação”.

 

Processo de Participação

 

Para participar do Projeto deve haver um estudo dos municípios, de qual a necessidade da região, propondo quais ações podem ser feitas para melhorar a qualidade de vida. As propostas de trabalho enviadas são submetidas à Comissão de Avaliação de Propostas de Trabalho do Projeto Rondon – CAPPR, que avalia e seleciona os melhores trabalhos. Após a seleção, a Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulga a relação das IES selecionadas com a designação dos respectivos municípios onde serão desenvolvidos os trabalhos.

Segundo o Presidente da Comissão Organizadora e Reguladora do Processo de Seleção para Participação do Projeto Rondon, professor André Weizmann, está é uma oportunidade inexplicável. “Foi realizado o estudo dos municípios para então mandarmos as propostas das necessidades do local. Estamos ansiosos para compor a equipe e colocar em prática todo o trabalho já planejado para o Projeto Rondon.”

 

Serviço:

 

Projeto Rondon

 

Inscrições: até 1º de novembro

 

Homologação: 2 de novembro

 

Escolha e classificação dos participantes: 6 de novembro

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]