Acadêmicos da Uniguaçu realizam viagem técnica para Buenos Aires » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Acadêmicos da Uniguaçu realizam viagem técnica para Buenos Aires


24 de outubro de 2019

Foto: Comunicação Uniguaçu

Na última semana alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Psicologia participaram de uma Viagem Técnica para a cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.

A viagem foi acompanhada e organizada pela professora Paula Vaccari Toppel, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, e incluiu no roteiro diversos pontos importantes para a arquitetura da capital argentina, como o Teatro Cólon, o bairro La Boca onde se encontra o Caminito e o estádio do Boca Juniors, a antiga área portuária de Puerto Madero, o centro histórico, livraria El Ateneo, além dos bairros Palermo e Recoleta, onde se encontram os parques da cidade.

O objetivo principal da viagem foi a visita na XVII Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Desde 1985 a cidade é sede da Bienal que ocorre a cada dois anos. Este é um dos eventos mais importantes da região, pioneira das Bienais da América Latina. A cidade se transforma em um palco privilegiado para o diálogo sobre arquitetura, reunindo interessados e abrindo espaço para a realização de conferências com profissionais renomados mundialmente.

O evento contou com a participação de 15 países, a organização de 25 exposições temáticas, além de prever a presença de mais de 50 oradores e 30 mil visitantes. Sendo expostos projetos de arquitetos brasileiros, em uma exposição exclusiva para o país chamada de “Brasil: Outras Arquiteturas”, que apresentou projetos e trabalhos de arquitetos fora do tradicional eixo Rio-São Paulo, destacando as tendências regionais da arquitetura brasileira, normalmente pouco exibidas em mostras internacionais. Também destacado o trabalho de jovens profissionais que estão se revelando na arquitetura brasileira.

Ao longo de seus 34 anos, a Bienal contou com a presença de participantes notáveis, como nove dos Pritzker Awards: Richard Meier, Hans Hollein, Paulo Mendes da Rocha, Jean Nouvel, Richard Rogers, Norman Foster, Toyoo Itō, Zaha Hadid e Alejandro Aravena. Os arquitetos mais destacados dos cinco continentes também fizeram parte: Bjarke Ingels, Gae Aulenti, Bruno Zevi, Pierre Vago, Kai-Uwe Bergmann, Jan Gehl, Peter Stutchbury, Clara de Solá-Morales, Oscar Gonzalez Moix e César Pelli.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]