Acadêmicos e Brigadistas da Uniguaçu participam de treinamento » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Acadêmicos e Brigadistas da Uniguaçu participam de treinamento


22 de novembro de 2019

Foto: Comunicação Uniguaçu

A capacitação na Academia de Treinamento em Emergências do Barro Preto, em São José dos Pinhais (PR), fez com que a Brigada de Incêndio e Emergência da Uniguaçu e os acadêmicos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, tivessem uma experiência para toda a vida.

A viagem foi uma parceria da coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Larissa Jagnez com a Uniguaçu. O treinamento teve como objetivo, submeter os colaboradores e acadêmicos a atividades de proteção e defesa que podem ser realizadas em possíveis situações emergenciais e que poderão contar com o apoio de voluntários.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Os participantes do treinamento tiveram técnicas de primeiros socorros, teoria de fogo, mecanismos de transmissão de calor, classes de incêndios, agentes extintores, uso de equipamento de proteção individual (EPIs), práticas em resgate (de pessoas com mobilidade reduzida) em áreas remotas, colocando em prática a avaliação, imobilização e transporte de vítimas. Também realizaram exercícios práticos de combate a incêndios, escaladas e transposições, onde contaram com estruturas, equipamentos e profissionais altamente capacitados.

Além de colocar em prova diversos medos e limitações pessoais, o treinamento demonstrou a importância dos conhecimentos básicos para garantir o cuidado com o próximo. Por isso é importante saber as limitações de cada um, para que haja uma distribuição correta dos afazeres em todas as situações. Um dos integrantes da Brigada da Uniguaçu, Eduardo Rafael Carpinski, comenta que foi uma experiência inesquecível. “Hoje os integrantes da Brigada de Incêndio e Emergência da Uniguaçu podem dizer que estão muito mais preparados para ajudar o próximo.”

A professora Larissa comenta que as atividades realizadas na Academia do Barro Preto também são de grande importância aos acadêmicos, para verificarem na prática como é o combate de incêndio utilizando os equipamentos que são dimensionados e projetados por eles nas edificações. “Além de ser uma experiência única de situações de fogo, fumaça, altura, primeiros socorros e salvamento que podem acontecer a qualquer pessoa, fazendo com que cada um saiba agir diante dessas situações”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]