Na tarde de ontem, 9, foram confirmados pela 6ª Regional de Saúde a morte de dois macacos infectados pelo vírus da febre amarela no município de Cruz Machado. Os primatas são popularmente conhecidos como Bugio e foram encontrados na mata do município.
O responsável pela Vigilância Sanitária de Cruz Machado, Cleidir Ksionzek, pede para que a população fique em alerta com carcaça da espécie aos redores de suas residências e mantenha atualizada a carteira de vacinação. “Se a pessoa não estiver vacinada, deve procurar a unidade de saúde para estar sendo imunizada”, indica.
Se encontrar macacos mortos, a recomendação é que não toque no animal e chame imediatamente a Vigilância Sanitária para que seja feita a coleta, análise laboratorial do material, verificado a possibilidade de infecção e comunicado o mais rápido possível a população, devido a gravidade da doença.
“Lembrando que ela é transmitida por mosquitos. Então o primata nada tem a ver com a doença, ele também sofre em decorrência do vírus. A febre amarela é uma doença extremamente letal, porém temos a vantagem de poder estar sendo imunizados pela vacina”, reforça Ksionzek.