A História do Waffle » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

A História do Waffle


22 de agosto de 2024

Ilustrativa

Na Idade Média, na região de Ducado de Brabante, atual Bélgica, um cozinheiro local utilizou a massa que era a matéria prima da hóstia para produzir com uma prensa de ferro o que viria a ser o Waffle. Utilizava-se ferro para prensar imagens cristãs nas hóstias e esse processo inspirou a ideia de prensar por completo a simples massa feita de farinha de trigo com ovos.
Os primeiros ferros com formatos específicos utilizados para a produção dos Waffles são próximos do ano 1300, encontrados na Alemanha e Holanda. As placas possuíam desenhos de favos de mel, que no idioma alemão se chamam “Wafel”, daí surgiu o nome que conhecemos.

Dia 25 de março, é comemorado o Dia Mundial do Waffle.

No século 18, na cidade belga de Liège, um cozinheiro do Príncipe de Liège criou uma versão mais rica do waffle. A massa era similar à de um brioche e tinha pérolas de açúcar, uma novidade na época. O waffle de Liège ficou conhecido por ter a textura crocante e macia ao mesmo tempo. E foi ele que ganhou o mundo. O maior waffle do mundo foi feito na Bélgica em 2016 e tinha 10 metros de diâmetro.

Quando ficaram populares nos Estados Unidos, no século 19, passaram a fazer parte do café da manhã tradicional. As receitas americanas geralmente usam menos açúcar e manteiga que as receitas belgas, e os waffles são servidos com diversos acompanhamentos, como xarope de bordo, manteiga, frutas e chantilly.

Waffle alemão

3 ovos, separar a gema da clara
120g de açúcar cristal
125g de manteiga
1 pitada de sal
3 gotas de essência de baunilha
250g de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) rasa de fermento químico
250 ml de leite

Modo de fazer:

1. Bater a clara em neve e guardar na geladeira.
2. Bater o açúcar e a manteiga até ficar cremoso e branco.
3. Acrescentar o sal, as gemas, a essência de baunilha, o amido, a farinha aos poucos e o fermento.
4. Por último misturar o leite até obter uma massa homogênea. Acrescentar as claras em neve e mexer lentamente.
5. Com uma concha colocar um pouco da massa num ferro típico ou na máquina de waffle e assar um a um até ficarem dourados.

Dica: Servir frio ou morno com manteiga, geleia, creme de avelã com cacucau ou sorvete.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara Municipal de União da Vitória debate iluminação pública e cobra melhorias urbanas

Na 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de União da Vitória, realizada recentemente, os vereadores apresentaram uma série de indicações voltadas principalmente à área urbana do município, com foco em melhorias na infraestrutura e serviços públicos. Entre as principais solicitações estiveram pavimentação asfáltica, manutenção de bocas de lobo e vias públicas, instalação de redutores de […]

Na segunda-feira, dia 16, os alunos da Escola de Educação Básica Coronel Cid Gonzaga, que participam do programa A.M.E (Atitudes Moldam Emoções), promovido pela 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Porto União, realizaram uma visita técnica à 4ª Delegacia de Polícia Civil de União da Vitória. Durante a visita, os […]

Porto União tem reunião sobre Remineralizador para lavouras

Na noite de ontem, Porto União sediou uma importante apresentação voltada aos agricultores do município. O evento aconteceu no Restaurante Portal, no bairro Santa Rosa, e teve como destaque o lançamento do remineralizador, um novo produto que promete contribuir para o fortalecimento da agricultura local. Remineralizadores são pós de rocha, oriundos de rochas silicáticas que, quando […]