A História do Waffle » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

A História do Waffle


22 de agosto de 2024

Ilustrativa

Na Idade Média, na região de Ducado de Brabante, atual Bélgica, um cozinheiro local utilizou a massa que era a matéria prima da hóstia para produzir com uma prensa de ferro o que viria a ser o Waffle. Utilizava-se ferro para prensar imagens cristãs nas hóstias e esse processo inspirou a ideia de prensar por completo a simples massa feita de farinha de trigo com ovos.
Os primeiros ferros com formatos específicos utilizados para a produção dos Waffles são próximos do ano 1300, encontrados na Alemanha e Holanda. As placas possuíam desenhos de favos de mel, que no idioma alemão se chamam “Wafel”, daí surgiu o nome que conhecemos.

Dia 25 de março, é comemorado o Dia Mundial do Waffle.

No século 18, na cidade belga de Liège, um cozinheiro do Príncipe de Liège criou uma versão mais rica do waffle. A massa era similar à de um brioche e tinha pérolas de açúcar, uma novidade na época. O waffle de Liège ficou conhecido por ter a textura crocante e macia ao mesmo tempo. E foi ele que ganhou o mundo. O maior waffle do mundo foi feito na Bélgica em 2016 e tinha 10 metros de diâmetro.

Quando ficaram populares nos Estados Unidos, no século 19, passaram a fazer parte do café da manhã tradicional. As receitas americanas geralmente usam menos açúcar e manteiga que as receitas belgas, e os waffles são servidos com diversos acompanhamentos, como xarope de bordo, manteiga, frutas e chantilly.

Waffle alemão

3 ovos, separar a gema da clara
120g de açúcar cristal
125g de manteiga
1 pitada de sal
3 gotas de essência de baunilha
250g de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) rasa de fermento químico
250 ml de leite

Modo de fazer:

1. Bater a clara em neve e guardar na geladeira.
2. Bater o açúcar e a manteiga até ficar cremoso e branco.
3. Acrescentar o sal, as gemas, a essência de baunilha, o amido, a farinha aos poucos e o fermento.
4. Por último misturar o leite até obter uma massa homogênea. Acrescentar as claras em neve e mexer lentamente.
5. Com uma concha colocar um pouco da massa num ferro típico ou na máquina de waffle e assar um a um até ficarem dourados.

Dica: Servir frio ou morno com manteiga, geleia, creme de avelã com cacucau ou sorvete.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Santin Roveda acompanha Governador Ratinho Júnior na reunião do COSUD em Florianópolis

O Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, está ao lado do Governador Ratinho Júnior na reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que acontece hoje em Florianópolis, Santa Catarina. O COSUD reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio […]

Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]