A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia


17 de janeiro de 2020

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O sonho dos ferroviários e da população de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), se tornou realidade na tarde desta quinta-feira, 16 de janeiro de 2020, quando foi retirada da praça do Contestado a Maria Fumaça 310, que está indo para a cidade de Rio Neguinho, para a sua recuperação.

O trabalho de retirada da Maria Fumaça 310 teve início às 13h30, e com a presença da comunidade e claro dos ferroviários que fizeram questão de se reunir e lembrando-se dos bons tempos de trabalho no trecho Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná até cidade de São Paulo. Mesmo com chuva os trabalhos não foram parados e por volta das 17h, a Maria Fumaça 310, já estava sobre o caminhão que levou a máquina às 5h da manhã desta sexta-feira, 17 de janeiro para Rio Neguinho.

Durante todo o percurso da praça do Contestado até a frente da loja Havan, muitas pessoas pararam para ver a Maria Fumaça e fazer um vídeo ou foto. O empresário Élio Weber, falou sobre este trabalho de recuperação da Maria Fumaça e quais serão os próximos passos. Confira:

 

 

Durante a retirada do Maria Fumaça o prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda e o vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura Bachir Abbas, também acompanhou a retirado do trem. Abbas fala da importância da recuperação e da união dos empresários. Confira:

 

 

A reportagem da Rádio Colmeia conversou com o ferroviário aposentado Luiz Jorge Uliniki, falou sobre a emoção de ver a Maria Fumaça 310, indo para a sua recuperação e lembrou-se do tempo que fez um amplo curso para poder conduzir a 310. Confira a conversa.

 

 

O projeto de recuperação da Maria Fumaça 310 teve início no ano de 2019, com a primeira etapa da retirada dos vagões da Estação União, que já estão sendo recuperados. Em seguida no mês de dezembro, foi para a manutenção e recuperação a parte de carga da Maria Fumaça e agora em 2020, foi à vez da locomotiva.

O projeto é denominado “Grupo Trem das Etnias” e é todo coordenado por 30 empresários de Porto União e União da Vitória. A expectativa da volta da Maria Fumaça e os passeios devem ser feito no final de 2021.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto União divulga progração do Encantos de Natal

A Prefeitura de Porto União divulgou a programação oficial do Encantos de Natal 2025, que acontece entre os dias 6 e 21 de dezembro. Neste ano, o município traz uma novidade importante: a decoração natalina passa a ser patrimônio da cidade, adquirida pela administração em etapas anuais. A mudança coloca fim à locação de enfeites, […]

Bombeiros Militar de Porto União celebra entrega de equipamentos, promoções e formatura

A noite desta quarta-feira foi marcada por emoção, reconhecimento e importantes conquistas durante a solenidade de Entrega de Equipamentos, Promoção de Praças e Comunitários e Formatura dos Programas Sociais Bombeiro Mirim e Juvenil, realizada pela Organização de Bombeiros Militar de Porto União. O evento iniciou às 19h e reuniu mais de 1.000 pessoas, entre autoridades […]

61º Aniversário de Porto Vitória movimenta município

As comemorações pelo 61º aniversário de Porto Vitória movimentam a cidade neste fim de semana com mais uma edição especial da tradicional Feira da Lua, realizada na Rua Pedro Scheid, em frente aos Correios. A programação começa hoje, com a abertura oficial às 18h, seguida de um show da Banda Tulipa às 19h, marcando o […]