A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia » Rádio Colmeia

Escute a rádio

A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia


17 de janeiro de 2020

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O sonho dos ferroviários e da população de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), se tornou realidade na tarde desta quinta-feira, 16 de janeiro de 2020, quando foi retirada da praça do Contestado a Maria Fumaça 310, que está indo para a cidade de Rio Neguinho, para a sua recuperação.

O trabalho de retirada da Maria Fumaça 310 teve início às 13h30, e com a presença da comunidade e claro dos ferroviários que fizeram questão de se reunir e lembrando-se dos bons tempos de trabalho no trecho Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná até cidade de São Paulo. Mesmo com chuva os trabalhos não foram parados e por volta das 17h, a Maria Fumaça 310, já estava sobre o caminhão que levou a máquina às 5h da manhã desta sexta-feira, 17 de janeiro para Rio Neguinho.

Durante todo o percurso da praça do Contestado até a frente da loja Havan, muitas pessoas pararam para ver a Maria Fumaça e fazer um vídeo ou foto. O empresário Élio Weber, falou sobre este trabalho de recuperação da Maria Fumaça e quais serão os próximos passos. Confira:

 

 

Durante a retirada do Maria Fumaça o prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda e o vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura Bachir Abbas, também acompanhou a retirado do trem. Abbas fala da importância da recuperação e da união dos empresários. Confira:

 

 

A reportagem da Rádio Colmeia conversou com o ferroviário aposentado Luiz Jorge Uliniki, falou sobre a emoção de ver a Maria Fumaça 310, indo para a sua recuperação e lembrou-se do tempo que fez um amplo curso para poder conduzir a 310. Confira a conversa.

 

 

O projeto de recuperação da Maria Fumaça 310 teve início no ano de 2019, com a primeira etapa da retirada dos vagões da Estação União, que já estão sendo recuperados. Em seguida no mês de dezembro, foi para a manutenção e recuperação a parte de carga da Maria Fumaça e agora em 2020, foi à vez da locomotiva.

O projeto é denominado “Grupo Trem das Etnias” e é todo coordenado por 30 empresários de Porto União e União da Vitória. A expectativa da volta da Maria Fumaça e os passeios devem ser feito no final de 2021.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Uma resposta para “A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia”

  1. Li disse:

    E como vai ficar a Estação Ferroviária? Já que União da Vitória reformou a mesma desconsiderando a História.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Impacto da pandemia reduziu salários em 2020, aponta IBGE

O primeiro ano da pandemia fez os salários pagos pelas empresas brasileiras cair em 2020, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no mês de junho. A média mensal paga foi de R$ 3.043,81, que representa uma redução de 3% em valores reais na comparação com 2019. O […]

Polícia Militar de Porto União desencadeia Operação Narcos

Na noite dessa sexta-feira, 30, a Policia Militar de Porto União realizou a Operação Narcos Brasil. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação está sendo realizada em todas as unidades da federação. O objetivo é realizar ações preventivas, ostensivas e repressivas de combate ao tráfico de drogas por meio de abordagens, […]

TSE: doações por Pix para campanhas serão apenas com CPF como chave

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem (1º) que somente pessoas físicas que cadastrarem o CPF como chave Pix podem fazer doações para campanhas eleitorais nas eleições de outubro.  Em maio, o tribunal autorizou as doações por meio do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. O caso foi decidido a partir de uma consulta feita pelo […]