A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia » Rádio Colmeia

Escute a rádio

A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia


17 de janeiro de 2020

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O sonho dos ferroviários e da população de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), se tornou realidade na tarde desta quinta-feira, 16 de janeiro de 2020, quando foi retirada da praça do Contestado a Maria Fumaça 310, que está indo para a cidade de Rio Neguinho, para a sua recuperação.

O trabalho de retirada da Maria Fumaça 310 teve início às 13h30, e com a presença da comunidade e claro dos ferroviários que fizeram questão de se reunir e lembrando-se dos bons tempos de trabalho no trecho Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná até cidade de São Paulo. Mesmo com chuva os trabalhos não foram parados e por volta das 17h, a Maria Fumaça 310, já estava sobre o caminhão que levou a máquina às 5h da manhã desta sexta-feira, 17 de janeiro para Rio Neguinho.

Durante todo o percurso da praça do Contestado até a frente da loja Havan, muitas pessoas pararam para ver a Maria Fumaça e fazer um vídeo ou foto. O empresário Élio Weber, falou sobre este trabalho de recuperação da Maria Fumaça e quais serão os próximos passos. Confira:

 

 

Durante a retirada do Maria Fumaça o prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda e o vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura Bachir Abbas, também acompanhou a retirado do trem. Abbas fala da importância da recuperação e da união dos empresários. Confira:

 

 

A reportagem da Rádio Colmeia conversou com o ferroviário aposentado Luiz Jorge Uliniki, falou sobre a emoção de ver a Maria Fumaça 310, indo para a sua recuperação e lembrou-se do tempo que fez um amplo curso para poder conduzir a 310. Confira a conversa.

 

 

O projeto de recuperação da Maria Fumaça 310 teve início no ano de 2019, com a primeira etapa da retirada dos vagões da Estação União, que já estão sendo recuperados. Em seguida no mês de dezembro, foi para a manutenção e recuperação a parte de carga da Maria Fumaça e agora em 2020, foi à vez da locomotiva.

O projeto é denominado “Grupo Trem das Etnias” e é todo coordenado por 30 empresários de Porto União e União da Vitória. A expectativa da volta da Maria Fumaça e os passeios devem ser feito no final de 2021.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Uma resposta para “A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia”

  1. Li disse:

    E como vai ficar a Estação Ferroviária? Já que União da Vitória reformou a mesma desconsiderando a História.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Polícia Militar de Porto União lança campanha de arrecadação de doces

A Polícia Militar de Porto União iniciou nessa segunda-feira, 5, a Campanha de Arrecadação de Doces. Estes serão distribuídos às crianças do município. A campanha acontece em todos os anos na época do natal, com o objetivo de levar alegria as crianças. As doações poderão ser entregues na sede da 2ª Companhia de Polícia Militar […]

Rendimentos do trabalho crescem 2,5% no terceiro trimestre

Os rendimentos habituais reais médios do trabalho cresceram 2,5% no terceiro trimestre de 2022, de julho a setembro, em comparação com o mesmo período de 2021. Segundo estudo divulgado hoje (6) pelo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), este é o primeiro trimestre que apresenta crescimento interanual nos rendimentos médios do trabalho desde o primeiro trimestre […]

Copom inicia oitava reunião do ano para definir juros básicos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa hoje (6), em Brasília, a oitava reunião do ano para definir a taxa Selic, juros básicos da economia, e deve manter o aperto monetário com a manutenção da taxa em 13,75%. Amanhã (7), ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão. Em comunicado […]