Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona de União da Vitória, está dando a oportunidade dos moradores conhecerem melhor um pouco da história das cidades irmãs no período em que se usava o Vau para levar produtos do Rio Grande do Sul para São Paulo e restante do Brasil.
A exposição denominada; “Tributo à Passagem do Vau do Iguaçu”, foi oficialmente aberta na noite desta quarta-feira, 02 de outubro, e faz com que o visitante tenha uma ampla visão de como era as dificuldades enfrentadas por homens e mulheres para ir de um lugar para o outro naquele tempo.
No espaço da Galeria Erich Will, havia materiais utilizados para levar as riquezas do Brasil, de Norte ao Sul, passando pelas cidades de Porto União (SC) e União da Vitória (PR).
Ainda no evento, houve a abertura do túnel da estação União, que é a única obra do mundo, que faz com que o ser humano vá de uma cidade para outra, como de um estado para outro, subterraneamente. No interior do túnel, também é possível ver outras obras de arte, além de conhecer a história da estrada de ferro.
A abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura, Bachir Abbas, que deixa seu convite para que toda sociedade visite o local, acompanhe:
O evento também contou com a presença de personalidades que deixaram seus relatos sobre a história do Vau do Iguaçu e de sua importância para o desenvolvimento das cidades. Também houve boa música com um bom chimarrão.
Agenda:
Evento: Exposição “Tributo à Passagem do Vau do Iguaçu”
Data: 02 de outubro até 16 de outubro
Horário: 12h às 18h
Local: Estação União
Fotos: Marciel Borges/ Rádio Colmeia