Acadêmicos da Uniguaçu realizam visita técnica na SLC Agrícola » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Acadêmicos da Uniguaçu realizam visita técnica na SLC Agrícola


20 de julho de 2018

Foto: Comunicação Uniguaçu

Os acadêmicos do sétimo período de Agronomia da Uniguaçu visitaram no dia 12 de julho a Fazenda Planalto, pertencente a SLC Agrícola, a qual faz parte do grupo SLC, localizada no município Costa Rica, estado do Mato Grosso do Sul. A visita técnica fez parte da disciplina de Culturas Anuais I, ministrada pelo professor Elizandro Fochesatto.

O principal objetivo da visita foi proporcionar aos acadêmicos o conhecimento técnico da cultura do algodão, cana-de-açúcar e milho safrinha, desde a semeadura/plantio até a colheita, visto que, algodão e cana-de-açúcar não são cultivadas na região de abrangência da Uniguaçu (União da Vitória e seus arredores).

A SLC Agrícola foi fundada em 1977 pelo Grupo SLC. É uma empresa focada na produção de commodities agrícolas, sendo a soja, o milho e o algodão o foco principal. Já a cana-de-açúcar e o trigo são cultivados em caráter experimental. A empresa foi uma das primeiras do setor a ter ações negociadas na bolsa de valores no mundo e hoje é considerada referência no setor. Possui uma infraestrutura de 16 unidades de produção (fazendas) localizadas estrategicamente em seis estados brasileiros que totalizaram 404.479 hectares no ano-safra 2017/18 – sendo 230.164 de soja, 95.124 de algodão, 76.839 de milho e 2.352 de outras culturas, tais como trigo, milho 1ª safra, milho semente e cana-de-açúcar.

A Fazenda Planalto, a qual foi alvo da visita técnica, iniciou as atividades em junho de 1985, com o cultivo de soja, em 1987 milho e em 1998 algodão. Ela possui 16.641 hectares de área total, sendo 15.006 hectares próprios e 1.635 hectares arrendados. Sua área plantada na safra 17/18 foi de 21.002 ha, onde foram cultivados 14.669 ha em primeira safra sendo 8.086 ha de algodão, 480 ha de cana e 6.103 ha de soja. Em segunda safra foram cultivados 5.334 ha de milho. Ainda a fazenda, foi a primeira a conquistar três certificações do Sistema de Gestão Integrada (SGI).

De modo geral a visita foi um sucesso, os acadêmicos tiveram a oportunidade de ver na prática todos as etapas que são realizadas na Fazenda, desde a semeadura até a colheita das principais culturas, com foco no Algodão. Além disso tiveram oportunidade de conhecer o processo de colheita de algodão e as máquinas envolvidas. Também foram visitar a algodoeira (local de beneficiamento do algodão), onde ocorre o processo de limpeza, descaroçamento e enfardamento do algodão, dentre outras operações que são realizadas na Fazenda.

Segundo o professor Elizandro, os acadêmicos ficaram felizes com a visita, sendo que muitos relataram que puderam unir os conhecimentos teóricos, vistos em sala de aula e associá-los a prática. Ainda dentre os conhecimentos técnicos proporcionados, tiveram a oportunidade de conhecer uma região totalmente diferente da qual conhecem. “Foi uma honra proporcionar este conhecimento aos alunos. Quero agradecer à SLC Agrícola, em especial aos responsáveis técnicos da Fazenda Planalto pela ótima recepção e as informações prestadas a todos”, relata Elizandro.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Foto: Comunicação Uniguaçu

Foto: Comunicação Uniguaçu

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]