Acadêmicos da Uniuv debatem sobre Fake News em Foco » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Acadêmicos da Uniuv debatem sobre Fake News em Foco


22 de junho de 2018

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), realizou na noite de terça-feira, 19 de junho, na sala de evento da instituição um amplo debate sobre as Fake News.

O debate reuniu acadêmicos dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além da comunidade. A pauta teve como debatedores o professor e jornalista da Uniuv Lucio Passos, professora e Jornalista Angela Maria Farah e a professora e advogada Miriam Kmit, que juntos falaram sobre as falsas notícias divulgadas nas redes sociais e como a sociedade cai nestas Fake News. Já a advogada destacou as penalidades que podem ocorrer com as pessoas que criam nas Fake News como quem compartilha e enfatizou como uma pessoa pode entrar na justiça ao ser vítima de Fake News.

 

 

O debate foi uma ideia de dois acadêmicos que são bolsistas do Curso de Jornalismo que apresentaram tal projeto para a coordenação e prontamente foram aceitos para ser feito o debate.

Está atividade faz com que os futuros profissionais da comunicação, tenham uma ampla visão do mercado que ele vão atuar e que ao mesmo tempo que muitos jornalistas que estudaram quatro ou cinco anos e são preparados para exercer a sua atividade em levar a informação correta com texto, foto, vídeo, muitas vezes são prejudicadas pelo fato de uma pessoa ou grupo que criam falsas informações, sem apuração, sem entrevista e pessoas sem credibilidade que fale sobre tal tema a ser destacado na reportagem.

Além da fala das notícias falsas foi destacado a informação de Fake da publicidade que muitas vezes trazer informação para o consumidor e na verdade ao chegar no supermercado não tem um produto como oferecido no comercial, sendo necessário acionar o Procon.

Ao final do debate o espaço foi abeto para todos os presentes fazerem a suas perguntas e ter uma ampla conversa com os debatedores e o público presente.

O Jornalista e vice-reitor da Uniuv Lucio Passos, falou sobre a importância deste debate dentro do ambiente de formação universitário e ao mesmo tempo mostrar como as Fake News, é prejudicial no que se refere dar uma informação correta a sociedade. Lucio destacou em primeira mão para a reportagem da Rádio Colmeia, que tal projeto será levado para as escolas de União da Vitória e região que tiver interesse em trabalhar com os jovens sobre a Fake News.

 

 

O próximo debate promovido pelo Curso de Comunicação da Uniuv, será os direitos Humanos, com data e horário a ser definido.

Debatedores, junto com os dois acadêmicos bolsistas do curso de comunicação
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]