Acadêmicos e Brigadistas da Uniguaçu participam de treinamento » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Acadêmicos e Brigadistas da Uniguaçu participam de treinamento


22 de novembro de 2019

Foto: Comunicação Uniguaçu

A capacitação na Academia de Treinamento em Emergências do Barro Preto, em São José dos Pinhais (PR), fez com que a Brigada de Incêndio e Emergência da Uniguaçu e os acadêmicos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, tivessem uma experiência para toda a vida.

A viagem foi uma parceria da coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Larissa Jagnez com a Uniguaçu. O treinamento teve como objetivo, submeter os colaboradores e acadêmicos a atividades de proteção e defesa que podem ser realizadas em possíveis situações emergenciais e que poderão contar com o apoio de voluntários.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Os participantes do treinamento tiveram técnicas de primeiros socorros, teoria de fogo, mecanismos de transmissão de calor, classes de incêndios, agentes extintores, uso de equipamento de proteção individual (EPIs), práticas em resgate (de pessoas com mobilidade reduzida) em áreas remotas, colocando em prática a avaliação, imobilização e transporte de vítimas. Também realizaram exercícios práticos de combate a incêndios, escaladas e transposições, onde contaram com estruturas, equipamentos e profissionais altamente capacitados.

Além de colocar em prova diversos medos e limitações pessoais, o treinamento demonstrou a importância dos conhecimentos básicos para garantir o cuidado com o próximo. Por isso é importante saber as limitações de cada um, para que haja uma distribuição correta dos afazeres em todas as situações. Um dos integrantes da Brigada da Uniguaçu, Eduardo Rafael Carpinski, comenta que foi uma experiência inesquecível. “Hoje os integrantes da Brigada de Incêndio e Emergência da Uniguaçu podem dizer que estão muito mais preparados para ajudar o próximo.”

A professora Larissa comenta que as atividades realizadas na Academia do Barro Preto também são de grande importância aos acadêmicos, para verificarem na prática como é o combate de incêndio utilizando os equipamentos que são dimensionados e projetados por eles nas edificações. “Além de ser uma experiência única de situações de fogo, fumaça, altura, primeiros socorros e salvamento que podem acontecer a qualquer pessoa, fazendo com que cada um saiba agir diante dessas situações”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]