Policiais do 27º Batalhão da Policia Militar de União da Vitória solicitaram apoio do Copom e dos policiais de General Carneio, por volta das 20h15 de quinta – feira, 12 de março, para atender um assalto na Associação Casa de Apoio e Restauração Divina (ACARDI).
Segundo relatos da vítima, um dos autores frequenta a instituição e havia mandado uma mensagem ao Frei pedindo uma carona, porém, quando já estava no local marcado, as margens da BR 153, tal homem o rendeu com um revolver e deu voz de assalto. Em seguida, amarraram suas mãos, tamparam seu rosto e o colocaram no porta malas do veículo da Acardi. Neste momento um dos autores teve dificuldade em conduzir o carro e o Frei aproveitou para se soltar, se jogar do carro e fugir, chegando em uma casa no bairro Jardim Roseira, onde acionou os policiais. Além de levarem o veículo da instituição, um Fiat/Doblô, verde escuro, também subtraíram o celular Sansung J8 do Frei, sua carteira e R$300,00.
Após denuncia os policiais iniciaram operações de busca, sendo que no momento em que estavam próximo a entrada de General Carneiro, encontraram o veículo e deram voz de abordagem, ordem que não foi acatada. Em seguida houve uma troca de tiros com os autores, em que um disparo acertou a roda traseira e um dianteiro do veículo roubado, entretanto, os fugitivos só pararam quando bateram lateralmente contra os rodados de uma carreta. O passageiro fugiu em direção a uma mata e não foi mais localizado, já o condutor foi identificado e afirmou que o roubo se tratava de uma encomenda a outra pessoa de General Carneiro, sendo contratado apenas para conduzir o veículo roubado. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado até a 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória.