Achados históricos: área equivalente a 490 campos de futebol na divisa com o PR passa a ser de SC » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Achados históricos: área equivalente a 490 campos de futebol na divisa com o PR passa a ser de SC


12 de junho de 2024

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em conjunto com o Instituto da Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Planejamento do Paraná, fez um trabalho de revisão da área de divisa interestadual entre Santa Catarina e o estado paranaense. A ação é motivada pela descoberta de marcos históricos em uma propriedade rural e após análise técnica concluiu que área de 490 hectares (equivalente a 490 campos de futebol) considerada território do estado vizinho, agora vai pertencer a Santa Catarina.

Os achados, até então desconhecidos dos estados, têm data entre 1916 e 1922. Localizados em área de preservação permanente e de vegetação densa, pelo menos seis marcos de divisa foram identificados. A coleta das coordenadas foi realizada com tecnologia avançada de alta precisão e constatou as inconsistências nos marcos físicos usados para delimitar a divisão territorial entre os estados nos mapas.

O Secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, afirma que os trabalhos de revisão das divisas dos estados são realizados de forma conjunta entre Santa Catarina e Paraná. “E após a etapa de campo realizada na última semana, serão elaborados os pareceres e relatórios técnicos que serão analisados em conjunto entre Seplan e IAT”, esclarece Usuy. A apresentação do relatório para validação das informações deve ocorrer ao longo deste mês.

O trabalho de revisão, a pedido de um morador da região, foi conduzido pelos técnicos do IAT no limite entre os municípios de Guaratuba e Tijucas do Sul, no Paraná; e Garuva, Campo Alegre e Itapoá, no Norte de Santa Catarina.

“Teremos uma credibilidade maior na coleta de dados para o censo demográfico e agropecuário, e um repasse mais justo de recursos financeiros do ICMS ecológico aos municípios”, diz o engenheiro florestal da Diretoria de Gestão Territorial (Diget) do Instituto Água e Terra.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Deputado Dr. Vicente Caropreso sugere pavimentação em concreto na SC-135 entre Porto União e Calmon

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso apresentou uma indicação à Assembleia Legislativa de Santa Catarina sugerindo a substituição do asfalto por pavimento de concreto no trecho da Rodovia SC-135 entre os municípios de Porto União e Calmon, especialmente entre os quilômetros 1 e 45. A proposição foi encaminhada ao governador do Estado e ao secretário […]

Mateada movimenta feira de artesanato na praça do chafariz

Imagem divulgação de assessoria Mateada movimentou este sábdo a região central de Porto União, Com uma organização da associação de artesãos da cidade e apoio da prefeitura. O evento conta com desgustação de erva-mates da região , apresentações artísticas e música ao vivo. A festa vai até as 15:00.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) enviou alertas a várias cidades do Estado

Imagem: Gov.br O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) enviou alertas a várias cidades do Estado após verificar que algumas não alcançaram as metas bimestrais de arrecadação e que outras estão com despesas de pessoal acima dos limites permitidos, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Entre estes Municípios estão Bela Vista […]