Administração toma medidas contra crise econômica

Escute a rádio

Administração toma medidas contra crise econômica


22 de março de 2016

Administração pública de Porto União toma medidas para a redução de gastos para o melhor atendimento a comunidade neste momento de crise econômica.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloísio Salvatti ao lado de sua equipe estiveram reunidos na sexta-feira, 21, para tomar algumas medidas para a redução de gastos da administração municipal.

Nos últimos três anos de governo a administração municipal esteve acima da meta de investimentos, em dia com os fornecedores, em dia com o pagamento dos servidores, mesmo com as reposições anuais acima da inflação, mas nos últimos meses a administração vem sofrendo um impacto negativo devido a abruta queda de receita.

Já no último semestre de 2015 algumas mudanças com o repactuamento de investimentos e gastos, a prefeitura economizou com todas as secretarias o valor aproximado de R$ 1 milhão.

Entretanto, devido a queda de arrecadação e da redução dos repasses financeiros por parte do governo federal, não foi o bastante as medidas de redução de gastos.

“Não restando alternativa, a não ser adotar medidas mais drásticas de austeridade para que possamos ultrapassar esse momento de déficit financeiro” afirmou Anízio.

Durante a semana o prefeito esteve reunido todos os dias com a equipe técnica da prefeitura, de modo a encontrar uma alternativa para não interromper os serviços essenciais, como a saúde e a educação.

“A palavra de ordem agora é atitude! Por esse motivo, diante da situação que se instalou no município, a exemplo da maioria dos municípios do País, adotamos medidas que num primeiro momento pareçam ser duras, rígidas e politicamente não recomendada. Para que o município possa reequilibrar suas finanças e manter os serviços essenciais sem comprometer a continuidade do serviço público bem como a folha em dia. Exoneramos cargos comissionados e contratados, e retiramos as funções gratificadas de servidores efetivos. E em uma nova etapa, está sendo estudada a diminuição das secretarias municipais”, explicou.

Com essa primeira medida espera-se economizar o equivalente a R$ 1 milhão até o final do ano. Todos os serviços são importantes, porém, neste momento a administração municipal está adotando prioridades que atendam melhor o interesse público. Além disso também serão tomadas como o remanejamento dos servidores para que supram as funções dos servidores exonerados, será também reduzida a frota de veículos em 30%, corte total das horas extras, salvo os serviços excepcionais da saúde, entre outras medidas

“Espera-se que com essas ações possamos reequilibrar as contas sob a nova realidade financeira que vem passando o município, mantendo os investimentos essências e os serviços indispensáveis, como qualidade de ensino e saúde para todos. Estamos otimistas com o município de Porto União, e temos a certeza que, embora angustiante as medidas adotadas, fui eleito não para agradar um ou outro interesse, mas sim para atender a população como um todo, e acredito que é isso que a população espera de um governante, que administre com responsabilidade os recursos públicos”, completa o prefeito.

Acompanhe o áudio, aonde o prefeito da cidade diz sobre as medidas tomadas para fortalecer a economia de Porto União e assim não deixando de atender com qualidade e respeito a população.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]