Adotando medida de testagem em massa, Três Barras chega a 119 casos positivos da COVID-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Adotando medida de testagem em massa, Três Barras chega a 119 casos positivos da COVID-19


29 de maio de 2020

Ilustrativa

Os números de pacientes infectados com a Covid-19 no município de Três Barras em Santa Catarina, como diz a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira “assustam”. Atualmente o município conta com 119 casos positivos, todos assintomáticos e sendo tratados em isolamento domiciliar.

Esse número se trata do resultado de um estratégia que a Secretária de Saúde do município adotou para poder de certa forma, controlar o vírus e evitar a transmissão comunitária. A secretária Raquel, explica que o município adotou o método de testagem em massa e esses 119 casos positivos são o resultado das mil testagens realizadas na primeira fase da pesquisa.

Secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira/ Arquivo pessoal

“Nós já realizamos a testagem em massa, foram mais de mil testes realizados até o momento e destes mil testes, resultaram nos 116 casos positivos. Lembrando que todos esses casos são assintomáticos, os pacientes estão bem, estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pelas equipes de vigilância do município.”

Raquel também enfatiza, que nesta sexta-feira, 29 de maio, foi dada início a segunda etapa desta pesquisa, em que serão realizadas testagens em domicilio. “Montamos duas equipes, uma na sede do município e uma no distrito são Cristóvão, que irão passar em todas as residências oferecendo um teste por família”.

Importante ressaltar que o teste será ofertado aos moradores, ou seja, não é uma ação obrigatória e a pessoa tem todo direito de recusar caso não se sinta confortável ou seguro com a situação.

O objetivo, assim afirma a secretária, que nesta segunda fase cinco mil testes sejam realizados. “Nessa segunda etapa a previsão é fazer cinco mil testes com uma média de 500 a 600 testes por semana”, também pontuando que “é bem provável que o número de casos volte a subir, mas essa é a nossa estratégia para poder monitorar e evitar o aumento da transmissão comunitária”

 

Desatacando novamente, que os 116 casos confirmados estão em isolamento domiciliar e se tratam de pacientes assintomáticos, ou seja, que não sentem qualquer sintoma da doença.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]