Aeroporto José Cleto perde transporte de vidas

Escute a rádio

Aeroporto José Cleto perde transporte de vidas


25 de janeiro de 2016

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A empresa que presta o serviço de transporte de vidas no Estado do Paraná, disse que não vem para União da Vitória, se a estrutura de segurança no aeroporto local não melhorar.

Na semana passado o chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Cesar Henrique Guzzoni, esteve participando da reunião da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), onde afirmou que a empresa que faz o transporte aéreo de passageiros para Curitiba, em estado complicado de saúde, será paralisada em União da Vitória. Segundo Guzzoni, o motivo é a invasão de animais e de pessoas na pista do Aeroporto José Cleto, no distrito de São Cristóvão.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Não é a primeira vez que as aeronaves vêm a União da Vitória e na hora de fazer o pouso ou decolagem, fazem a paralisação do procedimento, pois tem pessoas e animais sobre a pista. Na última vez que o avião veio para a cidade, foi realizado duas tentativas de pouso, mas por causa de invasão na pista o avião teve que remeter e voltar para a capital. O paciente que já estava no aeroporto local, sendo uma criança, teve que ser levada para Curitiba de ambulância em uma viagem que dourou três horas. Com o transporte de avião a viagem duraria 35 minutos.

Na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro, a equipe de reportagem da Rádio Colmeia esteve no aeroporto de União da Vitória, onde conversou com os colaborares que fazem o serviço de manutenção e limpeza. Eles confirmaram que muitas vezes a comunidade usa a pista para cortar caminho. No período de aula, os alunos cortam caminho pela pista justamente nos horários de pico, ás12h e às 17h, passando de bicicleta e em grupos.

Um dos maiores problemas do aeroporto é a falta de manutenção. No local, é possível ver vários pontos de abertura no mato que dá direto a pista. E várias partes da cerca estão cortadas e estragadas.

No final da pista não tem mais cerca e para evitar o acesso de pessoas sobre a pista, a Prefeitura de União da Vitória fez um valetão, onde é possível ver vários pontos de água parada vindo na contra mão das ações para acabar com a Dengue.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A pista do aeroporto José Cleto também está precisando de um trabalho de recape asfáltica para uma decolagem e pouso mais seguro e dentro das normas da aviação brasileira.

Em um resumo, o Aeroporto José Cleto, no distrito de São Cristóvão está abandonado, sem manutenção e segurança. E quem sai perdendo com isso não é uma ou duas pessoas, mas sim uma cidade que poderia ganhar muito em desenvolvimento.

O chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Cesar Henrique Guzzoni, falou sobre o problema no aeroporto. Disse que o assunto já está nas mãos do Ministério Público e confirmou que a empresa que faz o transporte de pacientes não vem para União da Vitória, até que seja resolvido o problema na invasão na pista.

Galeria:

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]