Agressões contra crianças e adolescentes chegam a quase 120 mil » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Agressões contra crianças e adolescentes chegam a quase 120 mil


13 de outubro de 2021

Na data de ontem em que se comemorou o Dia da Criança (12), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou que o Brasil alcançou a marca de 119,8 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes entre os meses de janeiro a setembro deste ano. Os números são do Disque 100. No ano passado inteiro o total de denúncias chegou 153,4 mil.

Em cerca de 66% dos casos, a agressão ocorre dentro de casa (79.872). De acordo com o levantamento, a agressão vem principalmente dos pais:  51.293 das agressões foram praticadas pela mãe e 20.296 pelo pai. O levantamento não especifica o tipo de agressão sofrido. 

Especialistas apontam alguns sinais para identificar se uma criança está sendo abusada. Confira os principais deles:

“É um número muito alto. Precisamos dar um basta na violência, principalmente contra crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa nação. Para vencer essa situação, devemos denunciar os casos, cobrar ação das autoridades responsáveis e conscientizar as famílias”, destaca a ministra Damares Alves.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) tem diversos canais para que qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes possa ser denunciada.

Como denunciar:

O governo federal disponibiliza diversos de canais para atendimento às vítimas do abuso infantil. Entre eles está a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que funciona por meio do serviço Disque 100 e que conta agora com números no WhatsApp e Telegram (basta apenas digitar Direitoshumanosbrasilbot no aplicativo). 

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do governo federal tem uma cartilha com informações sobre abuso sexual. Nela constam informações como os conceitos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, mitos e verdades sobre esses crimes, métodos do agressor e perfil das vítimas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano. Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao […]

Encontro alinha processos e ações para aprimorar cuidados em saúde mental no SUS

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (17) a 14ª edição do PlanificaSUS Paraná, estratégia que reorganiza os processos de trabalho das equipes de saúde e ambulatórios com o objetivo de melhorar o acolhimento e o cuidado aos usuários do SUS. O evento, que reúne cerca de 100 profissionais das 22 Regionais […]

Educação de Porto União recebe 5 mil livros destinados às escolas municipais

Na noite desta segunda-feira, 16, o Deputado Estadual Dr Vicente Caropreso, realizou a entrega de 5 mil novos livros às escolas da rede municipal. O investimento de R$ 350 mil faz parte de um projeto de incentivo à leitura e de fortalecimento da educação no município, com o objetivo de ampliar o acervo bibliográfico e […]