Agricultores de Irineópolis recebem documentação para regularizar imóveis rurais » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Agricultores de Irineópolis recebem documentação para regularizar imóveis rurais


23 de novembro de 2021

Fotos: Divulgação / SAR 

O Governo do Estado segue investindo na regularização fundiária em Santa Catarina. Nesta segunda-feira,22, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural entregou a documentação necessária para legalizar as propriedades de mais de 1,8 mil famílias rurais de Irineópolis, na região Norte. Foram destinados aproximadamente R$ 339 mil em recursos.

“O município de Irineópolis é um dos maiores beneficiados do Programa Terra Legal, são mais de 1,8 mil propriedades rurais regularizadas a partir de hoje. São famílias que se tornam oficialmente proprietárias da terra. Isso é uma grande conquista e traz um leque de oportunidades para os agricultores, como o acesso ao crédito. Por isso, o programa vem recebendo investimentos e atenção especial do governador Carlos Moisés”, destaca o secretário da Agricultura Altair Silva.

Com o Programa Terra Legal, a Secretaria da Agricultura fornece o georreferenciamento necessário para que os produtores regularizem seus imóveis rurais. De posse do documento, o produtor começa o processo para conquistar a escritura da terra.

Sem o registro do imóvel, os produtores vivem em uma situação de insegurança jurídica e não podem, por exemplo, fazer parte das políticas públicas ou incentivos dos governos federal e estadual.

A produtora Sirlei Tiedtke é uma das beneficiadas do Terra Legal e recebeu o secretário Altair Silva em sua propriedade. “Estamos esperando isso há muito tempo e nós sabemos que esses documentos são muito importantes porque precisamos deles para fazermos um empréstimo bancário, para construirmos. Isso vai alavancar a nossa vida”.

Em 2021, o Governo do Estado pretende investir R$ 7,3 milhões para regularização de imóveis rurais, beneficiando mais de 20 mil famílias catarinenses.

As ações atendem os proprietários ou posseiros que têm imóveis não regularizados devido a posses, partilhas não realizadas ou contratos de compra e venda antigos e que, por isso, não possuem registro.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]