Rádio Colmeia

Alerta: Fortes chuvas causam transtornos na região

maio 30
13:05 2019

Fotos: Divulgação

A chuva na madrugada desta quinta-feira, 30 de maio, deixou um rastro de destruição em Porto União e União da Vitória, deixando as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros em estado de alerta.

A chuva teve início por volta da 1h, com muitos raios e trovões. A área central de Porto União, nas ruas Matos Costa, Prudente de Moraes e Siqueira Campos, ficaram totalmente alagadas, sendo que a água chegou a invadir o interior de vários estabelecimentos comerciais.

Na rua Marechal Deodoro, uma pedra se desprendeu do morro e ficou sobre a via. Equipes da Defesa Civil foram para o local e realizaram a sinalização para evitar que pedestres e condutores passassem por ali.

Já na rua Coronel Amazonas, houve alagamento seguido de desmoronamento. Devido às fortes chuvas e com o acumulo de água, os muros de uma residência desmoronaram, alagando o pátio e vindo a derrubar a garagem. Um fusca que estava no local, acabou sendo levado em direção a residência. O automóvel colidiu com um pilar que acabou caindo, sendo necessário realizar o processo de escoramento para não deixar cair a cobertura da casa. Já no interior da residência, a água chegou a alagar certa de trinta cm, danificando eletrodomésticos, utensílios e móveis.

Na cidade de União da Vitória, várias ruas também ficaram alagadas e a equipe da Secretaria Municipal de Obras e da Defesa Civil já estão trabalhando na limpeza dos bueiros para a água poder escoar. Um dos pontos também atingidos na cidade foi o Centro Municipal de Educação Infantil Odete Conti, no bairro São Bernardo, sendo que a enxurrada causou o destelhamento do educandário.

Fotos: Divulgação

O Secretário da Educação de União da Vitória, Ricardo Brugnago, em entrevista a Rádio Colmeia, comenta como será o atendimento no educandário devido ao destelhamento da instituição, acompanhe:

 

 

Nível do rio Iguaçu passa dos quatro metros:

Quando a chuva começou, por volta da 1h, o nível do rio estava em 3,89, já às 4h, segundo o site de monitoramento da Copel, o rio chegou a 4,03 e desde então, o rio subiu um e dois centímetros por hora. Às 11h, o nível do rio Iguaçu chegou a 4,19, estando ás 12h, em 4,24.

Durante o “Meio Dia Paraná” da Rede Paranaense de Comunicação (PRC), a Defesa Civil do Estado do Paraná comentou que também está monitorando o rio Iguaçu, pois toda chuva que caiu em Curitiba vem para União da Vitória, e segundo a Defesa Civil, a chuva deve seguir até domingo.

Lembrando que o nível de alerta em União da Vitória é de 5,30. Próximo deste nível, as equipes da Defesa Civil vão para as áreas de risco ajudar os moradores.

BR 153, Serra do Leão:

A chuva mais forte ocorreu na BR 153 entre União da Vitória e General Carneiro por volta das 3h, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O percurso da Serra do Leão foi a mais atingida, pois além de muita água, teve chuva de granizo e fortes ventos, que deixaram muitas árvores caídas e a rodovia em meia pista.

Às 7h os policiais fizeram uma ronda entre as cidades de União da Vitória e General Carneiro, confirmando que a BR 153 está liberada, entretanto, os condutores devem manter a atenção redobrada.

 Região Sul do Paraná:

Em Bituruna, as estradas estão alagadas e a água chegou a cobrir as estruturas de várias pontes. Em General Carneiro, Porto Vitória e Cruz Machado, a situação de alagamento em vias e casas não é diferente.

Até o fechamento desta reportagem, as equipes de segurança pública de Porto União, União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória e Cruz Machado, não confirmam se houve vítimas.

Ajuda, ligue:

Em caso de precisão, ligue para o Corpo de Bombeiros através do 193, Polícia Militar 190 ou Defesa Civil de União da Vitória no: (42) 3524 20 69.

 

Tags
Share

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Últimos Cometários

Compreende-se a dificuldade, mas deve-se ter planos para situações futuras semelhantes. Após uma semana sem...

O mesmo aconteceu comigo, em pleno dia de semana as 14h, quando eu voltava da...

Parabéns prefeito! Medidas acertadas, vamos salvar vidas....

Colméia no Facebook