Aluna da APAE de Porto União lança seu livro de poemas » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Aluna da APAE de Porto União lança seu livro de poemas


7 de dezembro de 2023

Numa ampla parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), GGE Gráfica e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, ocorreu na noite de segunda-feira, 04 de dezembro, o lançamento do livro “Poemas feitos com Amor”, da aluna da APAE, Andrea Rocha.

O livro de poemas da educanda da APAE Andrea Rocha, conta com 49 poemas e ao todo 35 artistas da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, deram a sua contribuição para que o livro ficasse mais bonito e valorizando a cultura local e regional. A Alvi através da senhora Karim Siebeneicher Brito, ficou com a parte da correção ortográfica e o senhor Claudio Gugelmin, com a diagramação do livro.

Em sua fala o presidente da Associação dos Artistas, Israel Checozi, parabenizou a poetisa e afirmou que ela sem dúvida mostrou para a sociedade a sua capacidade e talentos em demonstrar com as palavras o verdadeiro sentimento em suas várias formas.

O prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, na oportunidade foi representado pela secretária de Educação, Aldair Wengerkiewicz Muncinelli, que enfatizou a união de todos em prol do sonho da aluna e principalmente da palavra inclusão na educação. Já a diretora da APAE, Lorena Scheffer Redolfi, falou do sonho de Andrea ter o seu livro, há mais de três pedido e tendo o sonho concretizado junto a setor de comunicação da instituição e do Jornalista e Produtor Cultural Marciel Borges. Outra referência no apoio do trabalho foi da professora e poetisa Cláudia Taiz Werly, que diariamente trabalha os poemas com Andrea.

“Hoje a pessoa mais especial aqui é a Andrea Rocha, a qual quero em nome da diretoria da APAE de Porto União, parabenizar pelo lançamento do seu livro de poemas. Quero também parabenizar a equipe da APAE que deram o total apoio para o sonho da nossa aluna e também da Prefeitura de Porto União, da Alvi e da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu. Quero utilizar uma frase de um ex-presidente da APAE já nos deixou o Luis Alfredo, onde ele afirmava: num time de futebol, um faz o gol, mas para o gol ser feito foi uma equipe trabalhando para o sucesso, e na APAE é assim. Parabéns Andrea pelos seu livro e pelos 49 poemas”, destacou o presidente das APAE de Porto União, Aloísio Francisco Salvatti.

A secretária de Cultura e Turismo de Porto União, Alice Schnornberg, enfatizou a parceria em prol do sonho e da inclusão na sociedade. “Parabéns a Andrea pelo belo trabalho e de estar nos presenteando com lindos poemas. E dizer que está noite marca mais um importante passo para a palavra inclusão e não só na escrita, mas em ação, pois com o livro a sociedade poderá ver e adquirir conhecimento de uma pessoa que tem deficiência como todos nós podemos ter, mas que cada um tem o seu potencial. E muito obrigado a APAE de Porto União, por nos procurar para ajudar neste sonho e podem contar com a Cultura da Prefeitura de Porto União, sempre”, finalizou Alice.

Destacando que os 35 artistas ao final do evento receberam o seu certificado na participação do projeto do livro, onde poderão inserir junto a sua galeria de certificados e nas plataformas junto ao setor cultural para poder ter o apoio do Governo Federal, nas duas leis (Lei Paulo Gustavo) e (Lei Aldir Blanc). Os livros foram doados pela Prefeitura de Porto União, e sendo ao todo mil exemplares com entrega gratuita.

A autora Andrea Rocha:

Andrea Rocha tem 45 anos, é natural de Porto União (SC) e nasceu em 05 de julho de 1977. A autora deste livro de poemas é aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União há mais de 10 anos e, segundo laudo apresentado por seu médico, tem deficiência intelectual moderada (CID F72). Este laudo afirma que: “Paciente tem dificuldade importante na comunicação e em relações sociais, assim como na aprendizagem”. Mesmo com o laudo que confirma a sua deficiência, Andrea mostra a sua capacidade de fazer lindos poemas com diversos temas da cultura brasileira religiosa e homenageia a sua família, amigos e colegas da APAE de Porto União. A autora dos poemas com o título “Poemas feitos com Amor” espera fazer a diferença em sua vida com belas palavras e mostrar que mesmo com suas dificuldades é possível realizar um sonho que é ter o seu livro de poemas, como era o sonho de Andrea, que hoje se torna realidade. “Todos tem capacidade. Basta acreditar e apoiar”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória recebe The Big Circus um dos maiores circos do Brasil em Março

Globo da morte e o Mundo dos Dinossauros prometem encantar o público de União da Vitória e Porto União Em Março, dia 01, às 20h30, o The Big Circus estreia pela primeira vez em União da Vitória, no campo do São Bernardo Futebol Clube (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto) com uma atração especial: o […]

Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição

A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de alimento que pode ser uma solução para a fome e a desnutrição no mundo: o “arroz de carne”. A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com […]

Reconstrução da BR 476 em debate no Sul do Paraná

A reconstrução da BR 476 está em debate nessa semana. A rodovia está em condições ruins há muitos anos e diversos acidentes já foram contabilizados infelizmente. Você acompanha agora a entrevista com o Deputado Estadual Hussein Bakri, um dos representantes da região da Amsulpar, que fala sobre o que está sendo feito. O Deputado Federal […]