Foi realizado na manhã desta sexta – feira, 18 de maio, uma caminhada pela cidade de União da Vitória – PR e Porto União – SC, em homenagem ao dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Alunos de algumas escolas juntamente com seus professores se uniram em frente a Unespar, juntamente com a presença do Prefeito e da primeira Dama do município, onde com cartazes, camisetas, balões e faixas em tons de amarelo e laranja, foram feitos alguns discursos sobre o dia, sobre os direitos e dado início a caminhada, que foi escoltada por uma equipe da Policia Militar, e chamou a atenção de todos os comerciantes.
O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, pois nesta mesma data, no ano de 1973, em Capixaba, Vitória – Espirito Santo, uma menina foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo foi localizado seis dias após as ações, desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram localizados e por isso não foram punidos.
Diante desse caso, houve uma grande mobilização, e com isso, o movimento de defesa dos direitos da criança e do adolescente conquistaram a aprovação da lei Federal de nº 9.970/2000, que constitui o dia 18 de maio, como o dia Nacional de combate, tendo como objetivo, mobilizar a sociedade sobre os diretos de seus menores.
Atualmente, o índice de menores que são vítimas de abuso, violência e exploração sexual são grandes, o que vem gerando medo em todo o País. Em União da Vitória, foi realizado a caminhada pelas ruas principais da cidade, afim de chamar a atenção dos moradores sobre a conscientização do dia e espalhar mais informação sobre o tema, que é tão pouco debatido e tão necessário.