Amsulpar realiza última reunião de 2015

Escute a rádio

Amsulpar realiza última reunião de 2015


17 de dezembro de 2015

Dos nove prefeitos da região Sul do Paraná, somente quatro estiveram na sede da Amsulpar, para a última reunião de 2015.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O presidente da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), prefeito de Cruz Machado, Antônio Luiz Szaykowski, realizou na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, a última reunião de 2015, sobre as ações da Amsulpar.

Na pauta, segundo o presidente, estavam sendo discutidos os fechados das contas do ano, assim como  das ações feitas neste ano e principalmente sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale).

Pauta 01:

O primeiro assunto discutido na manhã com os prefeitos de Cruz Machado, Antônio Luiz Szaykowski, de Bituruna ,Claudinei de Paula Castilho, Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos e de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, foi a apresentação de um projeto de parceria com o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), para a disponibilidade dos cursos ajudarem nos trabalhos da Amsulpar.

Todos os prefeitos ficaram satisfeitos com o projeto apresentado pelo reitor, Alysson Fratz e pelo vice-reitor, Lúcio Passos, sobre a possibilidade da parceria entre Amsulpar e Uniuv.

Pauta 02:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A segunda reunião dos prefeitos foi sobre uma parceria também com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), aonde um importante projeto entre Crea e Prefeituras podem ser realizado em 2016, no que se diz respeito a habitação no Sul do Paraná e por que não utilizar também a parceria entre a Uniuv, com os cursos de Engenharia.

Segundo os prefeitos a ideia do CREA, é fazer uma parceria para a construção de casas mais simples no que se diz respeito a material de fácil construção (blocos) e mais rápida a entrega para moradia. Todos os prefeitos ficaram felizes com o projeto e o prefeito da cidade de Bituruna, Claudinei de Pula Castilho, destacou que na cidade biturunense tem um projeto de construção de casas rápidas feitos de compensado. Destacando que o projeto de casa rápidas em Bituruna foi ma projeto do então prefeito, Rodrigo Rossoni.

Pauta 03:

O assunto mais preocupante na reunião dos prefeitos foi sobre a situação econômica do Cisvale, pois com o baixo repasse de recursos e também do não pagamento dos valores de cada mês a situação está a cada dia pior.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na reunião, foi decidido enviar uma carta para os prefeitos que não estiveram na reunião, para informar os débitos que cada cidade tem que fazer para o pagamento, se  não haver o pagamento será necessário fazer cortes no transporte e agendamentos de consultas e exames.

Outro assunto de muita importância na saúde regional, foi sobre uma UTI Móvel para o atendimento rápido e de qualidade para a comunidade.

“Estiver em Curitiba nesta semana, aonde em conversa com o secretário do Estado da Saúde, Michele Caputo Neto,a reunião pode ser uma UTI Móvel a ser pago pelo Governo do Paraná, mas este projeto deve ser apresentado no inicio de 2016”, Disse o presidente da Amsulpar.

Ao final da reunião o presidente da Amsulpar deu como finalizado os trabalhos de 2015.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]