Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho


25 de junho de 2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

É o terceiro o anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado nesta semana pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos são devido à inflação e ao maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Bandeiras Tarifárias Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara de Vereadores de União da Vitória realiza planejamento legislativo 2025

O Presidente da Câmara Municipal de União da Vitória, Anderson Cardoso e seu vice Cordovan Neto, tem realizado reuniões rotineiras neste primeiro mês de 2025 e estão desenvolvendo o trabalho interno no legislativo municipal enquanto não iniciam as sessões legislativas. O trabalho de janeiro abrange toda a parte dos trabalhos da Câmara, envolvendo a gestão […]

Pessoas idosas devem redobrar cuidados com a saúde durante o verão

O clima abafado e as temperaturas mais elevadas exigem cuidados especiais com as pessoas idosas. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância dessa proteção e que atitudes simples podem garantir um verão mais seguro e saudável. Desidratação e hipertermia são as ocorrências mais comuns nessa faixa etária. Esse público é mais vulnerável […]

Samas Sport Clube fará ‘peneira’ em busca de novos jogadores nas categorias sub-15 e sub-17

O Samas Sport Clube, o mais novo clube profissional de São Mateus do Sul, fará uma ‘peneira’ no próximo sábado (25), para descobrir novos talentes do futebol. Poderão participar jogadores de São Mateus do Sul e região. Conforme anunciado pelo Portal RDX, o nome escolhido pelo público foi Samas Futebol Clube, no entanto, a diretoria adaptou para Samas Sport Clube, […]