
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, de forma preventiva, a retirada do mercado de lotes específicos de fórmulas infantis da Nestlé Brasil. A medida consta na Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira (7), e envolve produtos das linhas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.
Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada após a identificação de risco da presença de cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O alerta foi comunicado pela própria Nestlé, que iniciou o recolhimento voluntário. A ingestão de alimentos contaminados pode causar sintomas como vômitos persistentes, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva e lentidão nas reações.
O recolhimento dos produtos ocorre no Brasil e em outros países, já que a toxina foi identificada em itens provenientes de uma fábrica na Holanda, ligada a um fornecedor global de óleos. A orientação é que pais e responsáveis confiram os números dos lotes nos rótulos e suspendam o uso dos produtos afetados, entrando em contato com o SAC da Nestlé para devolução e reembolso. Em caso de sintomas nas crianças, a recomendação é buscar atendimento médico e informar o consumo da fórmula.



