Apadaf completa 34 anos e realiza homenagens

Escute a rádio

Apadaf completa 34 anos e realiza homenagens


11 de dezembro de 2015

O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloisio Salvatti participaram da cerimônia promovida pela Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos e da Fala (Apadaf) de Porto União, realizada na manhã de quinta-feira, 10.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O evento, marcado por homenagens e comemorações, aconteceu na própria sede da instituição reunindo autoridades, alunos e professores.

Um dos momentos que marcou o encontro foi a homenagem a professora Siomara Sans, que apesar de suas dificuldades auditivas foi uma das professoras que marcaram a história da Apadaf. “Mesmo em uma época em que a deficiência não tinha seus direitos reconhecidos, a professora Siomara lutou pelos direitos de cada um de seus alunos e isso ela faz até hoje.

Mesmo aposentada não se desligou da instituição, auxiliando em oficinas de artesanato e comprometendo-se sempre com atividades em prol das pessoas surdas e com vulnerabilidade social”, afirmou diretora da Apadaf, Sandra Wimmer. Ela também destacou a parceria constante que a Apadaf recebe de seus colaboradores. “Isso nos dá animo para continuar nessa luta, pois o trabalho só acontece com a ajuda de todos”.

O presidente da Apadaf, Eufrázio Xavier de Barros enfatizou que nesses 34 anos a história da instituição só aconteceu com a ajuda de grandes parceiros. A Comenda da Assembleia Legislativa honraria máxima do estado, veio embasar toda essa dedicação. “Dividimos essa honraria, que recebemos do grande amigo da Apadaf, Deputado Antonio Aguiar, que assim como tem um carinho pela nossa instituição, também tem pela Apae e por outras, que prestam um trabalho importante para a população”, enalteceu.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aloisio Salvatti destacou que a homenagem do Estado é merecedora. “Se essa equipe está merecendo essa homenagem é porque está sendo bem conduzida. Parabéns por essa homenagem e a todas que colaboram com a Apadaf”, destacou. Ele também parabenizou a dedicação da professora Siomara, superando seus limites e ajudando tantas pessoas a crescerem pessoal e profissionalmente.

O prefeito falou da gratidão. “Vim trazer os parabéns à Apadaf pelos 34 anos de trabalho, um trabalho fantástico que não tenho palavras para quantificar tudo isso”, disse. Para a professora homenageada o Prefeito falou em nome da população de Porto União. “Quero transmitir os meus agradecimentos em nome de toda a população de Porto União pelos anos dedicados com tanto carinho pela professora Siomara para a Apadaf”, destacou Souza.

Na ocasião foram realizadas apresentações do Coral Mãos que Cantam, formada por alunos infantis e adultos da Apadaf. O presidente Barros apresentou a comenda recebida na Assembleia Legislativa, no mês de novembro, aos presentes.

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]