APAE de Porto União prestigia o VI Congresso Interamericano de Autismo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

APAE de Porto União prestigia o VI Congresso Interamericano de Autismo


19 de setembro de 2023

Imagens: Divulgação

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, os educadores e equipe de saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, estiveram participando do VI Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão, que ocorreu na cidade de Curitiba. Está é a segunda vez seguida que os educadores participam para poder colocar novas ações e melhorar o atendimento que é prestado na instituição e tiveram o total apoio do presidente da APAE Aloísio Francisco Salvatti.

O evento é uma idealização da Faculdade Pólis Civitas e na edição de 2023, pode trazer muitas novidades com estudos e pesquisas cientificas, que vão ajudar na APAE de Porto União, na área educacional, como também na nutrição. A Pedagoga da instituição Tatiane Ritzmann, enfatizou a oportunidade e o apoio da diretoria e direção da APAE para que os educadores tenham acesso ao tema. “Estivemos participando do VI Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão, onde estivemos buscando aperfeiçoamento dos saberes teóricos e práticos e atualizando os nossos conhecimentos para melhor atender os alunos da APAE de Porto União. Quero em nome de todos agradecer o apoio do presidente da associação Aloísio Salvatti e da diretora Lorena Scheffer Redolfi”, destacou a Pedagoga.

Um dos temas que foi solicitado na edição de 2022, foi sobre a alimentação correta para a pessoa com Autismo e para este ano tal assunto foi tema da palestra e a instituição contou com a presença da Nutricionista Renea Barbosa do Prado, que enalteceu a palestra. “Quero agradecer a APAE de Porto União que sempre está nos apoiando e não é diferente quando se fala de nutrição em prol dos alunos. Hoje nós temos uma dificuldade grande com alguns alunos em relação a questão alimentar, e aqui estive com vários profissionais atuantes na área que nos trouxeram informações relevantes de cunho cientifico e isso foi muito valido para colocar na prática na APAE e agora é mãos à obra”, declarou Renea.

A programação teve início na noite de sexta-feira, 15, com a palestra presencial da Americana Catherine Lord, que teve como tema fundamental ‘Uma visão positiva, mas realista: autismo dos 2 aos 32 anos’. Já a programação do sábado, 16, foi durante todo o dia, na parte da manhã com os temas: ‘Atualidades da genética em Autismo’ com Graciela Pignatari / ‘Intervenção comportamental para seletividade alimentar nos Transtornos do Espectro do Autismo’ com Cintia Perez Duarte / ‘Disfunções sensoriais no Autismo – Diagnóstico e intervenção’, com Fernanda Guinter Herter / ‘Ensino Estruturado aplicado em Rede Municipal de Educação’ / ‘Project Core – Um programa para a Comunicação Alternativa e Letramento Emergente’ com Renata Bonotto / Mesa Redonda ‘Políticas Públicas em Saúde e Previdência’ na mediação de Tatiana Takeda e participação de Paulo da Luz, Leticia Lefevre e Michel Malab. O último dia de atividades teve como temas: ‘Paralmpact: um modelo de prática e pesquisa para formação continuada de Acompanhantes Educacionais “Especializados”‘ com Carla Schmidt / e finalizando o evento uma Mesa Redonda sobre ‘Políticas de Inclusão na Educação no Esporte e no Lazer’ na mediação de Tatiana Takada e participação de Elyse Matos, Fabio Cordeiro, Renata Tibyriça e Fátima Minetto.

Para a professora Claudete Rodrigues Vieira, que atua diretamente com os alunos que tem Autismo, participar do Congresso Interamericano de Autismo, faz toda a diferença para melhorar ainda mais o atendimento a este público dentro do APAE. “Pudemos participar do Congresso sobre Autismo em Curitiba, onde a professora Marli Richardt e eu trabalhamos com os alunos do Transtorno do Espectro Autista, e o repasse das informações que recebemos vai sem dúvida acrescentar na nossa prática diária. Pudemos observar que nas palestras o ensinamento aplicado na APAE de Porto União, vai de encontro com as pesquisas cientificas e isso nos deixa muito feliz em prol da qualidade e educação dos alunos”, finalizou Claudete.

Além de todas as informações repassadas durante o evento, os participantes também tinham a sua disposição vários produtos de empresas do Brasil, que atuam para ajudar nas ações educacionais nas escolas como instituições.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


PL declara utilidade pública a Associação Futuro Craque

Na noite de ontem foi aprovado em segunda discussão, em unanimidade, na Câmara de Vereadores de União da Vitória o Projeto de Lei 10/2024, que declara de utilidade pública a Associação Esportiva Futuro Craque. O Projeto é de autoria do Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), nome conhecido não só como incentivador do esporte […]

IAT apresenta ao setor produtivo adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná

Após uma série de estudos internos, o Instituto Água e Terra (IAT) finalizou o texto de revisão da Resolução Sedest nº 15/2020, que regulamenta a atividade de suinocultura no Paraná. A proposta será apresentada ao setor produtivo e entidades ligadas ao agronegócio nesta terça e quarta-feira (18 e 19) durante evento na sede do Sindicato Rural de […]

Governo e Mallet assinam cooperação para construir nova ponte em via municipal

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) firmou uma cooperação com o município de Mallet, região Centro-Sul, para fornecer peças pré-moldadas de concreto que serão utilizadas na construção de uma nova ponte sobre o Rio Braço Potinga. A estrutura vai ficar na rodovia municipal MLL-406, ligando a Comunidade Lajeado de Baixo com a Colônia […]