APAE de Porto União prestigia o VI Congresso Interamericano de Autismo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

APAE de Porto União prestigia o VI Congresso Interamericano de Autismo


19 de setembro de 2023

Imagens: Divulgação

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, os educadores e equipe de saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, estiveram participando do VI Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão, que ocorreu na cidade de Curitiba. Está é a segunda vez seguida que os educadores participam para poder colocar novas ações e melhorar o atendimento que é prestado na instituição e tiveram o total apoio do presidente da APAE Aloísio Francisco Salvatti.

O evento é uma idealização da Faculdade Pólis Civitas e na edição de 2023, pode trazer muitas novidades com estudos e pesquisas cientificas, que vão ajudar na APAE de Porto União, na área educacional, como também na nutrição. A Pedagoga da instituição Tatiane Ritzmann, enfatizou a oportunidade e o apoio da diretoria e direção da APAE para que os educadores tenham acesso ao tema. “Estivemos participando do VI Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão, onde estivemos buscando aperfeiçoamento dos saberes teóricos e práticos e atualizando os nossos conhecimentos para melhor atender os alunos da APAE de Porto União. Quero em nome de todos agradecer o apoio do presidente da associação Aloísio Salvatti e da diretora Lorena Scheffer Redolfi”, destacou a Pedagoga.

Um dos temas que foi solicitado na edição de 2022, foi sobre a alimentação correta para a pessoa com Autismo e para este ano tal assunto foi tema da palestra e a instituição contou com a presença da Nutricionista Renea Barbosa do Prado, que enalteceu a palestra. “Quero agradecer a APAE de Porto União que sempre está nos apoiando e não é diferente quando se fala de nutrição em prol dos alunos. Hoje nós temos uma dificuldade grande com alguns alunos em relação a questão alimentar, e aqui estive com vários profissionais atuantes na área que nos trouxeram informações relevantes de cunho cientifico e isso foi muito valido para colocar na prática na APAE e agora é mãos à obra”, declarou Renea.

A programação teve início na noite de sexta-feira, 15, com a palestra presencial da Americana Catherine Lord, que teve como tema fundamental ‘Uma visão positiva, mas realista: autismo dos 2 aos 32 anos’. Já a programação do sábado, 16, foi durante todo o dia, na parte da manhã com os temas: ‘Atualidades da genética em Autismo’ com Graciela Pignatari / ‘Intervenção comportamental para seletividade alimentar nos Transtornos do Espectro do Autismo’ com Cintia Perez Duarte / ‘Disfunções sensoriais no Autismo – Diagnóstico e intervenção’, com Fernanda Guinter Herter / ‘Ensino Estruturado aplicado em Rede Municipal de Educação’ / ‘Project Core – Um programa para a Comunicação Alternativa e Letramento Emergente’ com Renata Bonotto / Mesa Redonda ‘Políticas Públicas em Saúde e Previdência’ na mediação de Tatiana Takeda e participação de Paulo da Luz, Leticia Lefevre e Michel Malab. O último dia de atividades teve como temas: ‘Paralmpact: um modelo de prática e pesquisa para formação continuada de Acompanhantes Educacionais “Especializados”‘ com Carla Schmidt / e finalizando o evento uma Mesa Redonda sobre ‘Políticas de Inclusão na Educação no Esporte e no Lazer’ na mediação de Tatiana Takada e participação de Elyse Matos, Fabio Cordeiro, Renata Tibyriça e Fátima Minetto.

Para a professora Claudete Rodrigues Vieira, que atua diretamente com os alunos que tem Autismo, participar do Congresso Interamericano de Autismo, faz toda a diferença para melhorar ainda mais o atendimento a este público dentro do APAE. “Pudemos participar do Congresso sobre Autismo em Curitiba, onde a professora Marli Richardt e eu trabalhamos com os alunos do Transtorno do Espectro Autista, e o repasse das informações que recebemos vai sem dúvida acrescentar na nossa prática diária. Pudemos observar que nas palestras o ensinamento aplicado na APAE de Porto União, vai de encontro com as pesquisas cientificas e isso nos deixa muito feliz em prol da qualidade e educação dos alunos”, finalizou Claudete.

Além de todas as informações repassadas durante o evento, os participantes também tinham a sua disposição vários produtos de empresas do Brasil, que atuam para ajudar nas ações educacionais nas escolas como instituições.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Estudantes poderão contar com curso preparatório gratuito para o Enem em SC

O curso estará disponível para todos os alunos do ensino médio da rede estadual O Curso de Redação e os Simulados da plataforma Enem Gratuito estão disponíveis gratuitamente para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. A parceria firmada pela Secretaria de Estado da Educação com a Rede Enem […]

Na dúvida se a comida na geladeira está estragada? Invenção brasileira é a solução

Esse “nariz artificial” ajuda na identificação de comida estragada mudando de cor conforme os gases que elas emitem. Comer está entre as melhores coisas da vida para muitas pessoas. Contudo, nem sempre a comida está adequada para o consumo. Nesse ponto, saber quando uma comida está estragada na geladeira pode ser uma coisa complicada, até […]

Inscrições para o Prouni começaram nesta terça-feira

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começaram nesta terça-feira. Os interessados terão até sexta-feira (26) para participar do processo seletivo. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição. As inscrições […]