Após aumento no número de casos de Covid-19, São Mateus do Sul altera decreto » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Após aumento no número de casos de Covid-19, São Mateus do Sul altera decreto


21 de outubro de 2020

Ilustrativa

São Mateus do Sul obteve a semana mais turbulenta na confirmação de novos casos de Covid-19 nesse mês de outubro. Em reunião da comissão de enfrentamento a Covid-19 do município, foram decididas algumas medidas e um novo decreto foi publicado nesta terça-feira, 21 de outubro.

A comissão multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, agentes da Vigilância Sanitária e membros do hospital discutiram o avanço da pandemia nesta última semana. De acordo com o secretário de Saúde, Wagner Wolff, a maior parte dos casos de outubro está na faixa etária de 20 a 29 anos. “Fato que trouxe muita preocupação pra gente”, disse.

Foi observado um conjunto de fatores que poderiam ter elevado o número de casos. Então no novo decreto foram decididas a proibição de apresentações artísticas (ex. música ao vivo) em bares, pubs e estabelecimentos congêneres; a proibição de venda de bebida alcoólica para consumo no local de mercados, lojas de conveniência, etc.

E a limitação de público em relação ao tamanho de cada estabelecimento. Os proprietários terão que observar uma área de nove metros quadrados por consumidor que é o que os outros municípios estão fazendo, como por exemplo União da Vitória.

O decreto tem o prazo de 15 dias e começou a valer a partir da data de ontem. Durante esse período será acompanhado a evolução da pandemia e, após essas duas semanas, novas decisões serão tomadas. “Essas medidas são impopulares mas são necessárias” colocou o secretário.

Outra alteração importante é a intensificação da fiscalização das empresas que trouxeram trabalhadores de fora, assim como os moradores do município que se deslocam a trabalho todos os dias para Três Barras. Segundo Wolff, a equipe da Vigilância Sanitária já passou nos hotéis e repassou as empresas o nome de todos os trabalhadores de fora, para reiniciar a testagem.

Veja o decreto na íntegra AQUI

Para o secretário, não estão ocorrendo casos graves, mas quanto maior o número de pessoas contaminadas no município, maior as chances de contaminar a população de risco como idosos e pessoas com comorbidades. “As medidas só serão eficientes se contar com a colaboração de todas as pessoas”, afirmou.

Volta as aulas

Wolff coloca que as aulas da grade curricular comum não retornarão este ano e o município aguarda uma posição oficial do Governo do Estado do Paraná, para que se possa tomar decisões em âmbito municipal. Já as atividades extras curriculares, que retornaram nesta segunda-feira, 19 de outubro, no Paraná, foram permitidas pelo decreto estadual.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aniversário Bahniuk 49 anos entra na reta final e promete grande revelação em fevereiro

A campanha de aniversário de 49 anos do Bahniuk Supermercados está entrando em sua reta final e segue movimentando União da Vitória e toda a região. Clientes ainda têm até o dia 31 de janeiro para participar de uma das maiores ações promocionais já realizadas pela rede, que celebra quase cinco décadas de história com […]

Padre Antônio Carlos é eleito Administrador Diocesano

Em razão do início do período de vacância episcopal na Diocese de União da Vitória, após a nomeação de Dom Walter Jorge como Bispo da Diocese da Campanha (MG), na qual tomou Posse no dia 17 de janeiro, o Colégio de Consultores da Diocese de União da Vitória reuniu-se na data de hoje, 22 de […]

APADAF realiza Pastelada solidária

A Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Porto União (APADAF) realizará, no dia 6 de fevereiro, uma pastelada solidária com o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção das atividades desenvolvidas pela instituição. A ação busca envolver a comunidade e fortalecer o apoio às pessoas com deficiência auditiva atendidas pela associação. A […]