Após aumento no número de casos de Covid-19, São Mateus do Sul altera decreto » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Após aumento no número de casos de Covid-19, São Mateus do Sul altera decreto


21 de outubro de 2020

Ilustrativa

São Mateus do Sul obteve a semana mais turbulenta na confirmação de novos casos de Covid-19 nesse mês de outubro. Em reunião da comissão de enfrentamento a Covid-19 do município, foram decididas algumas medidas e um novo decreto foi publicado nesta terça-feira, 21 de outubro.

A comissão multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, agentes da Vigilância Sanitária e membros do hospital discutiram o avanço da pandemia nesta última semana. De acordo com o secretário de Saúde, Wagner Wolff, a maior parte dos casos de outubro está na faixa etária de 20 a 29 anos. “Fato que trouxe muita preocupação pra gente”, disse.

Foi observado um conjunto de fatores que poderiam ter elevado o número de casos. Então no novo decreto foram decididas a proibição de apresentações artísticas (ex. música ao vivo) em bares, pubs e estabelecimentos congêneres; a proibição de venda de bebida alcoólica para consumo no local de mercados, lojas de conveniência, etc.

E a limitação de público em relação ao tamanho de cada estabelecimento. Os proprietários terão que observar uma área de nove metros quadrados por consumidor que é o que os outros municípios estão fazendo, como por exemplo União da Vitória.

O decreto tem o prazo de 15 dias e começou a valer a partir da data de ontem. Durante esse período será acompanhado a evolução da pandemia e, após essas duas semanas, novas decisões serão tomadas. “Essas medidas são impopulares mas são necessárias” colocou o secretário.

Outra alteração importante é a intensificação da fiscalização das empresas que trouxeram trabalhadores de fora, assim como os moradores do município que se deslocam a trabalho todos os dias para Três Barras. Segundo Wolff, a equipe da Vigilância Sanitária já passou nos hotéis e repassou as empresas o nome de todos os trabalhadores de fora, para reiniciar a testagem.

Veja o decreto na íntegra AQUI

Para o secretário, não estão ocorrendo casos graves, mas quanto maior o número de pessoas contaminadas no município, maior as chances de contaminar a população de risco como idosos e pessoas com comorbidades. “As medidas só serão eficientes se contar com a colaboração de todas as pessoas”, afirmou.

Volta as aulas

Wolff coloca que as aulas da grade curricular comum não retornarão este ano e o município aguarda uma posição oficial do Governo do Estado do Paraná, para que se possa tomar decisões em âmbito municipal. Já as atividades extras curriculares, que retornaram nesta segunda-feira, 19 de outubro, no Paraná, foram permitidas pelo decreto estadual.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]