Após decreto do Estado, Matos Costa anuncia medidas de segurança » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Após decreto do Estado, Matos Costa anuncia medidas de segurança


19 de março de 2020

Imagem Marciel Borges / Rádio Colmeia

O prefeito do município de Matos Costa, Raul Ribas Neto, divulgou um anúncio sobre as medidas de segurança tomadas pelo COVID-19 (novo Coronavírus), referente ao decreto do Governo de Santa Catarina, emitido na quarta – feira, 18. Em reunião emergencial realizada com os secretários, defesa civil, direções de escolas, coordenadores de grupos de convivência e colaboradores diretos; foi decidido que o município entrará em recesso. Eventos foram cancelados e as aulas das escolas municipais e estaduais estão suspensas.

Com atuação efetiva, Neto propõem para que os munícipes colaborem nesse momento de atenção ao vírus. “Todos indistintamente devemos fazer a nossa parte. Devemos evitar aglomerações, devemos tomar atitudes para que realmente a gente possa suprir tudo isso”, afirma.

Além das iniciativas tomadas na quarta – feira houve mais uma reunião para ampliações das ações de segurança, em que foi definido que os funcionários da prefeitura fiquem em quarentena e apenas os funcionários da saúde estejam disponíveis a população. Mercados podem atender normalmente, segundo o decreto do Estado e restaurantes apenas comercializem marmitas. A feira livre irá funcionar com restrições. “Nós também não podemos desabastecer os alimentos da população”, coloca Neto.

A secretaria de agricultura do município, conforme as recomendações do decreto do Governo do Estado, irá parar suas atividades por sete dias. Em reunião com os funcionários da pasta, o secretário Anderson Carneiro afirma que apenas irão atuar em situações de emergência. “Estamos trabalhando mais por telefone e pela internet, a gente pede a colaboração de todos, que os agricultores tenham paciência e aguardem esses sete dias, pois é importante para a segurança da população”, concluí.

Casos específicos como silagem, batimento de cereal, devido a época de chuvas e serviços essenciais serão atendidos. “O operador vai até a propriedade, faz o serviço e volta para casa. A documentação tudo a gente vai ver depois, vamos conversar”, relata o secretário, e pede para quem não tiver serviço emergencial que tenha um pouco de paciência até tudo voltar à normalidade.

Segundo o secretário, além da agricultura, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) também pararam temporariamente os seus serviços, trabalhando remotamente. Carneiro afirma que a parte burocrática está sendo feita via internet e telefone. No caso de bloco de nota de produtor rural, será disponibilizado um número se for em caso de emergência. “A gente sempre fala o seguinte, não precisando sair de casa, fique em casa”, termina.

Alguns eventos também foram cancelados devido ao decreto. A feira do gado, que seria realizada no dia 29 de março, foi suspensa e não tem nova data prevista. O secretário coloca que todos os produtores rurais que iriam trazer terneiros para Matos Costa no dia do evento, foram avisados sobre o cancelamento. “Estamos conversando com a empresa leiloeira, e nós estamos vendo a possibilidade de fazer uma feira através da internet, uma feira on-line”, conclui Carneiro, mas ainda nada foi definido.

Carneiro conta que muitos agricultores têm dúvidas sobre o COVID-19 e, que devido a quantidade de informação divulgada hoje, principalmente na internet, muita fake News é vista como verdade e pede atenção. “Uma das perguntas dos agricultores é: os animais de estimação passam essa doença? Não, eles não passam essa doença. Existe o corona vírus do animal, do cachorro? Existe, mas ele não passa para o homem, então não tem problema, não vai maltratar o seu animal de estimação achando que ele vai passar essa gripe para você”.

O prefeito também dá um alerta à população do município, “então é vigilância total, monitoramento, cuidar com as fake News, mas também cada um de nós fazer a nossa parte”. Ele pede que as pessoas tenham responsabilidade na hora de informar, para que todos superem essa fase em que o mundo se encontra.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]