Rádio Colmeia Após recebimento de primeiras doses, técnica em enfermagem é primeira vacinada em UVA » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Após recebimento de primeiras doses, técnica em enfermagem é primeira vacinada em UVA


Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Daniele Cristina Barbosa Cavalheiro, de 34 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 em União da Vitória. Ela é técnica em enfermagem há cinco anos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), atuando na linha de frente no enfrentamento da doença no município.

Emocionada, Daniele disse estar muito feliz e honrada por ser a primeira pessoa escolhida para receber a vacina em União da Vitória. “A gente que trabalha na linha de frente, as vezes acha que a gente nem é lembrado e isso para nós é muito gratificante”, colocou.

“Hoje a gente trabalha na área da saúde, a gente vê e percebe que graças as vacinas de hoje, muitas doenças são eliminadas. Com essa vacina muita coisa vai melhorar, essa é a esperança que o Brasil precisava”, pontuou Daniele.  

Acompanhe o momento da aplicação da vacina:

Imagem: Marie Krug/União em Foco

As doses das vacinas chegaram na tarde dessa terça-feira, 19, a 6ª Regional de Saúde, que será responsável por fazer a distribuição dos imunizantes aos nove municípios da região da Amsulpar. A Regional recebeu doses para vacinar 1540 pessoas nesta primeira fase, em todos os municípios atendidos. Nesta quarta-feira, 20, a vacinação deve começar em todos os municípios da região.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Serão distribuídos na 6ª Regional:

  • Antônio Olinto: 37 doses
  • Bituruna: 75 doses
  • Cruz Machado: 72 doses
  • General Carneiro: 51 doses
  • Paula Freitas: 41 doses
  • Paulo Frontin: 70 doses
  • Porto Vitória: 79 doses
  • São Mateus do Sul: 371 doses
  • União da Vitória: 740 doses

A chefe da 6ª Regional de Saúde, Paula Krzyzanowski, lembra que esta é apenas a primeira fase e logo todos serão imunizados, seguindo o cronograma do Plano Estadual de Vacinação do Paraná. Esta primeira fase contempla apenas os profissionais de saúde que atuam na linha de frente e os idosos institucionalizados.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

A vacina disponibilizada é a do Instituto Butantan, a CoronaVac, aplicada em duas doses com um intervalo de 21 dias. “A segunda dose já está garantida, já está no centro de medicamentos do Paraná”, disse. Mas frisou que ainda é importante continuar com as medidas de prevenção pois a pandemia ainda não acabou.

Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, foi um dia histórico para o município. “É um alento, é uma esperança essa vacinação”, disse. Abbas reafirmou que a imunização de toda população ainda vai demorar e é necessário continuar com os cuidados para a não proliferação do vírus, mas assim que possível todos poderão se vacinar. “O Brasil tem a melhor rede de imunização a nível mundial, que é o SUS”, terminou.

Plano Estadual de Vacinação

Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, na primeira etapa da vacinação a população alvo é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

Com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. A expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Autorização de funcionamento do Curso Técnico em Enfermagem é entregue em São Mateus do Sul

O deputado Hussein Bakri (PSD) e o chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, professor Carlos Polsin, entregaram nesta quinta-feira (08) a autorização de funcionamento do Curso Técnico em Enfermagem no Colégio Estadual São Mateus, em São Mateus do Sul. Luta antiga da comunidade escolar que foi encampada pelo parlamentar, o curso […]

Seis novos infectados pela Covid-19 são registrados em Três Barras

De acordo com o 348º Boletim Epidemiológico foram registrados seis novos casos de Covid-19 em Três Barras, nas últimas 24h. Sendo assim, passou para 1397 o total de infectados desde o início da pandemia. Dois homens, com idades entre 29 a 43 anos e quatro mulheres entre 26 e 78 anos, são os contaminados mais […]

MEC prorroga prazo de inscrição para o Sisu

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o dia 14 de abril, às 23h59. Inicialmente, o prazo se encerrava hoje (9). O anúncio da prorrogação foi feito na noite desta sexta-feira pelo ministério. Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito […]