Na última sexta-feira, (01) foi inaugurada a Praça Carlos Knippschild Júnior, que já foi chamada de Praça das Bandeiras, Praça Paraná e também Praça do Cubo.
O espaço passou por uma reforma e reurbanização ao mesmo tempo em que sua obra central, o cubo, foi explicada por meio de um resgate histórico proposto pelo empresário Marco Adriani Sterle. O Projeto de Lei de autoria do Vereador Luiz Alberto Pasqualin e sancionado pelo prefeito Eliseu Mibach, trouxe ao conhecimento a história do famoso cubo da seguinte forma:
“Carlos Knippschild fundou a Fábrica de Fechaduras União que funcionava nas proximidades desta praça. Seu filho, Carlos Knippschild Júnior, cursou técnico de mecânica na cidade de São Paulo e durante o curso teve de fazer um trabalho utilizando um pedaço de metal e uma única lima como ferramenta. E para isto construiu um cubo metálico equilibrando-se sobre um vértice em miniatura e deu de presente para seu pai. Depois de formado, voltou à Porto União e trabalhou na Fábrica de Fechaduras, ajudando a conduzi-la como uma indústria expoente da nossa cidade. Em 12 de dezembro de 1958, um fatídico acidente, um esmeril rompeu e um estilhaço atingiu seu crânio provocando sua morte precoce, aos 33 anos. Em homenagem ao filho querido, o pai ergueu este monumento”.
Estiveram presentes à solenidade os familiares do homenageado, seu filho Carlos Roberto Knipschild, os primos Cezar Magnos Knipschild dos Reis e Wilson José Knipschild dos Reis, Ditmar Rulf, Renato e Renate Ibsch, também primos aqui residentes, numa singela e carinhosa homenagem.