Assistência Social de SC orienta famílias do que não esquecer ao ir para os abrigos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Assistência Social de SC orienta famílias do que não esquecer ao ir para os abrigos


11 de outubro de 2023

Foto:  Marcos Favero/ Secom

As cheias continuam assolando diversas cidades de Santa Catarina e muitas famílias ainda estão tendo que deixar suas casas e se dirigirem para abrigos abertos em vários pontos do estado. Por isso, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) orienta a população do que não esquecer ao deixar sua residência e ir para algum local seguro.

Entre os itens mais importantes estão os documentos pessoais como identidade, CPF, certidão de nascimento, carteira de vacinação das crianças, entre outros. Eles são essenciais para o cadastramento das famílias e encaminhamento de diversos processos no pós-enchente, então a dica é, se possível, colocá-los em sacos impermeáveis para evitar que eles sejam molhados e precisem ser refeitos.

Os remédios de uso contínuo também estão entre as coisas que não podem ser esquecidas. Se por acaso, algum medicamente essencial for necessário, o coordenador do abrigo deve ser comunicado imediatamente para que providencie a logística e entrega a quem precisar. Atenção também a quem faz uso de insulina já que ela deve ser armazenada em uma determinada temperatura.

Para que se sintam mais confortáveis e à vontade, a orientação é que os moradores podem levar aos abrigos itens como roupas de cama e cobertas de uso pessoal. Alimentos perecíveis como frutas e verduras que estão na geladeira, também podem ser levados para evitar desperdício.  

Os desabrigados não devem esquecer também dos seus animais de estimação e levar para os abrigos caminhas, ração, coleira e correntes, além da carteira de vacinação caso eles possuam.

Caso precise deixar a sua casa, procure levar também as lembranças de valor sentimental como fotos. Se elas não puderem ser levadas a orientações é que sejam colocadas em sacos plásticos fechados para que não molhem e colocadas no local mais alto da casa.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]