Associação de Apicultores de Cruz Machado é criada » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Associação de Apicultores de Cruz Machado é criada


22 de novembro de 2022

Fotos: Prefeitura de Cruz Machado

A produção de mel, que já foi muito forte em décadas passadas, sofreu um grande enfraquecimento em Cruz Machado nos últimos anos. Porém, por meio de uma parceria entre a Gestão Cruz Machado para Todos e o SEBRAE, este cenário vem mudando.

Em meados de abril ocorreu uma palestra com o tema “Apicultura de alta produtividade”, para apresentar um projeto visando aumentar a produção, que reuniu mais de 30 apicultores e interessados em trabalhar com a apicultura. Destas, 13 pessoas aderiram ao programa oferecido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e periodicamente receberam consultorias especializadas em produção de mel.

Estas consultorias vêm dando resultado. Mesmo com as condições climáticas não serem consideradas favoráveis nos últimos meses, os produtores conseguiram aumentar a produtividade de mel, em alguns casos até triplicando a produção. A partir disso, sentiu-se, por parte dos produtores, a necessidade da criação de uma associação, visando alavancar ainda mais a produtividade e comercialização.

Na última quinta-feira (17) foi realizada a assembleia de constituição da Associação de Apicultores de Cruz Machado – APICRUZ, com a eleição da primeira diretoria, aprovação do estatuto e escolha dos membros do conselho fiscal. O evento contou com a presença do prefeito Antonio Szaykowski, secretário Silmar, da Agricultura, e sua equipe, vereador Marino, do técnico do SEBRAE, Vagner, além de demais autoridades e também com os produtores que participaram do projeto e outros que ainda não fazem parte.

O objetivo da Administração Municipal é renovar o convênio com o SEBRAE para estes apicultores continuarem recebendo assessoria, além de futuros novos interessados, tendo em vista que o resultado que vem sendo obtido é satisfatório e a gestão Cruz Machado para Todos tem se doado ao máximo para oferecer subsídios aos agricultores do município em diversos ramos de produção.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


STF aprova a “revisão da vida toda” pelo INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na tarde desta quinta-feira (1º) a análise da “revisão da vida toda” do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Onze ministros apresentaram seus votos, com placar de 6 a favor e 5 contra. Votaram a favor os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco […]

“Canoinhas não é terra de ladrão”, diz Juliana Maciel ao tomar posse como 1ª prefeita

Pela primeira vez na história, Canoinhas será comandada por uma mulher. Juliana Maciel Hoppe (PSDB) tomou posse na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. “A minha postura enquanto política sempre foi de levar ao povo o melhor que tem dentro de mim, guiada sempre pelos passos de Deus, […]

Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta sexta-feira, 02. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]