As aulas não presenciais oferecidas pela Secretaria de Educação de União da Vitória aos alunos de 1º ao 5º seguem as recomendações da Unesco. Para manter a qualidade da educação durante esta fase de isolamento ocasionada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de União da Vitória criou o portal e o aplicativo Educa União. As videoaulas são gravadas pelos professores da rede municipal e transmitidas diariamente de forma gratuita pela TV Mill. Juntos com outros materiais pedagógicos – como livros infantis, PDFs e contação de histórias – elas também estão disponíveis no site www.educauniao.com.br.
O documento “Coalizão Global de Educação” publicado pela Unesco defende, entre outros, o fornecimento de “ferramentas digitais e soluções de gestão da aprendizagem para colocar online recursos educacionais nacionais digitalizados, além de selecionar recursos para o ensino a distância e fortalecer a expertise técnica, ao usar uma combinação de abordagens tecnológicas e comunitárias, dependendo dos contextos locais”, diz o site do órgão.
De acordo com o Secretário de Educação, Ricardo Brugnago, o objetivo da Prefeitura de União da Vitória ao criar o Educa União foi o mesmo que deu origem ao trabalho da Unesco. “Nossa intenção foi disponibilizar uma ferramenta inovadora e de máximo alcance para ampliar a aprendizagem e desenvolvimento dos nossos alunos. Iniciativa que vem a somar com os materiais didáticos já oferecidos pelas escolas e CMEIS, por intermédio das redes sociais e materiais impressos. Mesmo de modo não presencial, queremos ampliar as estratégias pedagógicas em busca da continuidade do processo educativo e da qualidade da educação”, afirma.
O conteúdo pedagógico do projeto Educa União foi desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com a Unespar. As aulas são transmitidas pela TV Mill, no Canal 13, às 10h, 14h, e 19h.
Acompanhe a fala do secretário Ricardo Brugnago sobre este assunto no Jornal Colmeia de hoje, 07 de maio: