Aulas presenciais da rede municipal serão retomadas a partir do dia 02 de agosto em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Aulas presenciais da rede municipal serão retomadas a partir do dia 02 de agosto em União da Vitória


28 de julho de 2021

Ilustrativa

As aulas da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória serão retomadas de forma presencial a partir do dia 02 de Agosto. O retorno será de forma híbrida e gradativa, conforme anunciou o Prefeito Bachir Abbas, depois da reunião do Comitê Gestor da Pandemia que aconteceu na tarde desta terça-feira, 27.

“Tivemos a reunião e em cima dos dados apresentados pela Secretaria de Saúde e da Educação decidimos que podemos voltar de forma gradativa com as aulas presenciais”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião o Secretário de Saúde, Fernando Ferencz, apresentou os dados que garantem uma maior segurança para o retorno das aulas, entre eles a vacinação de 60% da população acima de 18 anos, vacinação de todos os profissionais da educação e a redução na curva de transmissão do Covid-19.

“Temos também a baixa na ocupação dos leitos tanto da enfermaria quanto de UTI, a situação da UPA que também está controlada e o mais importante, atualmente apenas 10% das coletas de exames feitos estão sendo positivadas”, afirmou Ferencz.

“Sempre falamos que voltaríamos as aulas presenciais com a garantia de segurança para os professores, funcionários e para os alunos, e com esses dados pudemos tomar essa decisão”, afirmou Bachir.

Além dos dados da saúde, o Secretário da Educação, Ricardo Brugnago também apresentou o plano de contingência e retomada das aulas que está sendo preparado desde o início do ano.

“Esse plano foi elaborado respeitando as especificidades de cada escola e CMEI, com a participação dos diretores, supervisores e professores, também, foram adquiridos com recursos da prefeitura equipamentos de proteção individual, materiais de higiene e álcool em gel para poder receber novamente os alunos em sala de aula”, explicou Brugnago.

Nossos profissionais também estão preparados para fazer o acolhimento dos alunos, para trabalhar com o emocional dos alunos e também houve o chamamento de novos professores que ajudarão no reforço escolar.

“Nosso principal compromisso desde o começo da pandemia, foi fazer uma educação de qualidade e retornar com responsabilidade, focando na preservação da vida e essa decisão é tomada principalmente com os dados da saúde, os quais permitem que as aulas voltem. Eu sempre falo e sempre falei desde o começo da pandemia, que o nosso maior patrimônio, nosso maior tesouro são nossos filhos, e que portanto, só retornaríamos quando houvesse segurança”, finalizou o prefeito.

As aulas serão retomadas de forma gradativa da seguinte maneira:

02 de Agosto – Retorno do reforço escolar e das salas de recursos multifuncionais, o chamamento ocorrerá de acordo com a organização de cada escola.

09 de Agosto – Retorno para os alunos do 5º ano no formato híbrido (50% presencial, 50% remoto).

16 de Agosto – Retorno para os alunos do 4º ano no formato híbrido.

No dia 18 de Agosto haverá uma nova reunião do comitê que irá avaliar o retorno das aulas e definir as datas para a retomada gradativa das aulas presenciais para as outras séries.

O retorno presencial não é obrigatório, ficando a critério dos responsáveis esta decisão.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]

Perto do cidadão: Paraná destina R$ 406 milhões para reforçar saúde dos municípios

Os investimentos em equipamentos, ações voltadas para melhoria da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a expansão de novas tecnologias estão entre os principais medidas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para aprimorar o atendimento prestado à população nos municípios. Além disso, foi reforçado o processo de educação permanente dos profissionais da […]

Vai ficar mais difícil se aposentar em 2025? Veja o que muda nas exigências

Com a chegada de 2025, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam estar atentos às novas exigências da reforma da Previdência. Desde a sua aprovação, a nova norma altera parte das regras a cada ano. A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para […]