Avós com voz com Therezinha Wolf e o Carnaval

Escute a rádio

Avós com voz com Therezinha Wolf e o Carnaval


22 de fevereiro de 2017

Na noite de terça-feira, 21 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura de Porto União, realizou na sede da Secretaria de Educação, mais uma edição do projeto Avós com voz, em comemoração aos 100 anos de Porto União. O evento da noite contou com a presença da Professora Therezinha Wolff. 

Avóz com voz, recebe a professora Therezinha Leoni Wolff Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Avóz com voz, recebe a professora Therezinha Leoni Wolff
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

No dia 5 de setembro, de 2017, a cidade de Porto União, estará completando seus 100 anos, de desenvolvimento e como toda história de sucesso, o passado deve ser lembrado e contado para as novas gerações.

Na noite de terça-feira, 21, a sede da Secretaria Municipal de Educação, abriu o seu espaço para a segunda edição do projeto Avós com voz, que traz personalidades da cultura local, que tem relatos importantes da cidade de Porto União.

A convidada especial foi à professora Therezinha Leoni Wolff, que fez um relato de duas horas de como foi há época do Carnaval nas cidades de Porto União e União da Vitória. “Muitos jovens não sabem que no passado, quando União da Vitória, completou seus 100 anos, foi feita a escolha do Rei e Rainha do Carnaval e até tínhamos na avenida Manoel Ribas, os desfiles das escolas de Samba. Está época foi um sucesso e marcou as duas cidades e a criatividade do seu povo”. Comentou a professora.

Durante o seu relato sobre o Carnaval, várias imagens foram mostradas e quem estava no auditório da Secretaria da Educação, pode rever e lembrar-se dos bons tempos do Carnaval e das amizades. Em certo momento a professora Therezinha Leoni Wolff, abriu espaço para que os convidados também deixassem o seu relato sobre a cultura de Porto União e em destaque o Carnaval das cidades irmãs.

IMG_9223Depois de falar do Carnaval, o segundo assunto destacado pela professora, foi sobre o tema da quaresma, onde se rezava muito e várias histórias eram contadas para assustar e fazer com que as crianças tivessem o habito de fazer as suas orações e até ir a igreja. Therezinha se lembra de uma história que ela mesma vivenciou e contou. “Meu pai me mandou ir à missa do Galo, e como nos obedecíamos fomos à missa e prestamos muito a atenção. Ao chegar a casa o meu pai me perguntou como foi à missa. Eu rapidamente respondi que foi boa só que não tinha ouvido o Galo cantar”, relatou e dá um sorriso como se lembrasse o dia e a hora do ocorrido.

O último passo da presença da professora Therezinha Leoni Wolff, no projeto Avós com voz, foi contar um pouco da história da Igreja Nossa Senhora das Vitórias e dos momento de união e de religiosidade que este espaço deu para o desenvolvimento de Porto União.

Na oportunidade a secretária de Educação de Porto União Aldair Mulcinelli, que representou o prefeito Eliseu Mibach e o vice-prefeito Percy Storck, parabenizou a professora Therezinha Wolff, e poder estar junto com a comunidade para lembrar-se das histórias de Porto União. “É muito bom ter a Therezinha Leoni Wolff, na noite de hoje no projeto Avós com voz, onde ela que é um acervo ambulante e que vai contar a nossa história. Este projeto vai até o fim de 2017, para marcar os 100 anos de Porto União e a Cultura pode sempre contar com a Secretaria de Educação para o resgate histórico”. Finalizou a secretária.

Ao fim do evento a professora Therezinha Leoni Wolff, recebeu uma placa de participação no projeto Avós com voz e flores e em seguida fez várias fotos com a secretária de Educação e com o ex-prefeito de Porto União Anízio de Souza, que sempre está participando das ações culturais de Porto União.

 

Therezinha Leoni Wolff:

 

Therezinha Leoni Wolff nasceu um Porto União (SC), membro fundadora, da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), promoveu e coordenou inúmeros eventos culturais da região Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.

No ano de 2006, assumiu a responsabilidade pelo funcionamento da Casa Cultural Aníbal Khury, (Castelinho), em Porto União.

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]