O programa que procura contar histórias tem o objetivo de valorizar empresas e personalidades que ajudaram a construir a história do centenário.
A Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Cultura e a Comissão do Centenário definiram a data para o lançamento do projeto mensal “Avós com Voz”.
Neste primeiro evento alusivo ao Centenário de Porto União, será realizado no Salão Nobre do Clube Concórdia, na terça-feira, 24, às 20h, e os presentes ouvirão a respeito da criação da “Casa Ferro”. O empreendimento foi à primeira revenda automobilística de Santa Catarina e o edifício, que hoje abriga outros comércios, é um dos mais valorizados da arquitetura histórica local.
Por meio do depoimento de Lando Rogério Kroetz, 71, neto de Theodoro Kroetz, fundador do importante comércio.
Lando, que foi vereador de Porto União durante o cinquentenário do município é o único ainda vivo daquela histórica legislatura, e ele também compartilhará e mostrar parte do acervo familiar.
De acordo com José Lírio, da Secretaria de Cultura e Turismo, haverá recepção musical instrumental durante o acontecimento que é gratuito.
O presidente da Comissão do Centenário, jornalista Marcelo Daniel Storck, destacou que o evento é mensal. “Sempre na última semana de cada mês teremos a presença de um vovô ou vovó contando suas memórias em relação à história de Porto União”, explicou.
Em uma parceria com o setor de comunicação da prefeitura, o relato será condensado em um vídeo de 5min que, mais tarde, será disponibilizado publicamente. “Não está descartada a hipótese deste formato de contação de histórias serem estendido para as escolas municipais”, destacou Storck ao acatar a sugestão da Secretaria de Educação, Aldair Muncinelli.