Baile do Centenário de São Miguel da Serra foi sucesso » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Baile do Centenário de São Miguel da Serra foi sucesso


23 de maio de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

No último sábado, dia 18, São Miguel da Serra deu início oficialmente às comemorações de seu Centenário. A chegada dos primeiros migrantes vindos do Rio Grande do Sul é celebrada pela comunidade no dia 19 de maio, e por isso, é a data que escolheram para abrir oficialmente o ano das comemorações.

São Miguel da Serra é um distrito de Porto União que fica cerca de 25 km do centro, acessível pela SC 135, que também dá acesso às cidades de Matos Costa e Caçador. Sua colonização é em grande parte formada por descendentes de alemães, embora, também tenha sido atrativa para famílias italianas e ucranianas.

É mais do que um distrito de Porto União, todo ele é um ponto turístico. Isso porque possui o Museu Rural Leovegildo Dalmas, com uma roda d’agua quase centenário e uma igreja feita de pedras chamada de São Miguel Arcanjo, além das construções típicas e belezas naturais.

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

A comunidade teve que se desenvolver praticamente sozinha no início da colonização, já que não se podia contar com o apoio do poder público naquela época e as necessidades eram urgentes, precisaram fazer estradas, casas, pontes, igreja, escola, clube, maternidade, poços e até usinas para energia elétrica por conta. Para relatar essas histórias de superação e cooperativismo, surgiu a ideia de fazer um livro que registrasse a cultura e as tradições dos primeiros. Esse foi um dos atrativos do Baile do Centenário, o lançamento do livro Histórias de São Miguel da Serra.

Outro ponto alto da noite foi a eleição da rainha do Centenário. Sete candidatas se apresentaram para um corpo de jurados técnicos que elegeram a Rainha Gabriely Mirowski, Primeira Princesa Michelly Faerber e segunda princesa Franciele Wilhelms.

Também foi apresentado o Hino ao Centenário de São Miguel da Serra, com letra e melodia de Vanderlei Werle, arranjos de Henrique Faerber e vozes do Grupo de Canto São Miguel Arcanjo.

O próximo evento do distrito está agendado para dia 26 de maio e ficará sob a responsabilidade da diretoria da Igreja de Pedra. A Festa da Comunidade inicia às 10h com a Santa Missa, almoço tradicional e tarde dançante animada por João Luiz Correia.

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

No dia 02 de junho está programada a Caminhada na Natureza com saídas a partir de 8h30 da igreja. Um trajeto de nove km por diversos locais históricos, apresentações artísticas e encenações teatrais. Para quem gosta de um bom café rural ou almoço típico, poderá aproveitar mais essa atração. A tarde será animada por músicas tradicionais germânicas para quem ainda tiver fôlego de dançar. Haverá feira de produtos artesanais e coloniais em todos os eventos evidenciando o capricho e o cuidado com as tradições do local.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]