Bairro São Pedro realiza a tradicional Festa da Fogueira

Escute a rádio

Bairro São Pedro realiza a tradicional Festa da Fogueira


11 de julho de 2016

O tradicional evento da Paróquia São Pedro e São Paulo, que é o acendimento da Fogueira, aconteceu na noite do sábado, 9 de julho, às 19h45, com  a presença da comunidade. O destaque foi à homenagem a duas pessoas que fizeram a fogueira.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

São 81 anos, de tradição no bairro São Pedro, na cidade de Porto União, onde a comunidade celebra os padroeiros São Pedro e São Paulo, com uma grade festa e no auge é feita o acendimento de uma grande fogueira.

Para dar continuidade nesta tradição, na noite de sábado, 9 de julho, a comunidade se reuniu e fez o acendimento da Fogueira de São Pedro e São Paulo. O evento teve inicio às 19h45, com a formação das autoridades que fazem parte da comissão da Paróquia São Pedro e do prefeito de Porto União Anízio de Souza, como de membros da área da segurança pública da cidade. Num certo momento foram chamados os senhores Marcos Stringuini e Fernando Carneiro, que foram os padrinhos da Fogueira na edição 2016.

Depois da formação das autoridades, o padre Fábio Farias, fez a sua entrada desde a porta da igreja, até o local, onde é feito o acendimento da fogueira.

Farias fez a benção da comunidade e da Fogueira de São Pedro e São Paulo, em seguida os padrinhos da Fogueira iniciaram a contagem regressiva até ser apertado o sistema de acendimento da 81ª Fogueira de São Pedro e São Paulo de Porto União. Os convidados se encantaram com os fogos de artifícios e pôde na sequência apreciar um bom quentão como o xixo e jogar bingo.

O prefeito de Porto União conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e destacou a tradição da Festa da Fogueira e dos dois padrinhos, que são pessoas que fazem parte da comunidade.

 

 

O padre Fábio Farias, também destacou a tradição da Festa dos padroeiros São Pedro e São Paulo, e lembrou que no ano de 2015, o padrinho da fogueira foi ele que junto com sua mãe e pai fizeram o acendimento. Farias falou que os dois padrinhos da fogueira de 2016, são duas pessoas ativas que sempre estão ajudando na construção da união da comunidade, como foi na construção da fogueira e do sistema de acendimento.

 

 

Vale lembrar que neste ano a comunidade do bairro São Pedro, teve que seguir as normas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, na construção da Fogueira de São Pedro e São Paulo. Nesta edição a fogueira foi um pouco menor, para não trazer riscos para os moradores que tem residência ao lado da Igreja.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]