Balsa entre Bituruna e Cruz Machado volta a funcionar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Balsa entre Bituruna e Cruz Machado volta a funcionar


19 de fevereiro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

A comunidade das cidades de Bituruna e Cruz Machado, festejaram muito nessa segunda-feira, 18 de fevereiro, quando na localidade de Santo Augusto, o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, junto ao prefeito de Cruz Machado, Euclides Bibi Pasa, realizaram a entrega do documento da Marinha do Brasil para a liberação da balsa Palmeirinha, que faz ligação de Bituruna para Cruz Machado.

O ato de liberação e de primeira travessia ocorreu momentos após colocação do documento da Marinha do Brasil na embarcação, fazendo com que a comunidade economize tempo e dinheiro para ir de um lado ao outro. Com a balsa paralisada devido a uma ampla reforma por parte da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e de uma empresa que venceu o processo de licitação, a população tinha que percorrer mais de 100 quilômetros de Bituruna até Cruz Machado.

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

O prefeito Claudinei de Paula Castilho em entrevista para a Rádio Colmeia na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro, destacou a liberação e o apoio do ex-deputado Federal Valdir Luiz Rossoni, ao conseguir junto a Copel, o recurso para a reforma de várias balsas.

 

 

A história teve fim:

Foto: Gabriely Fersch

As balsas de Bituruna e Cruz Machado foram lacradas no mês de novembro de 2017, quando a Marinha do Brasil constatou vários erros e falta de segurança para os passageiros. Depois disso, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) fez um processo licitatório para a recuperação das balsas. Uma empresa do litoral de São Paulo foi à vencedora do processo e fez a recuperação.

No dia 13 de agosto de 2018, o Tenente Oliveira esteve em Cruz Machado e em Bituruna para fazer uma verificação para a liberação, mas devido à falta de alguns itens de segurança, elas não foram liberadas. Agora com a nova data de verificação no mês de novembro de 2018, a comunidade e as Prefeituras esperam que esteja tudo dentro das normas para as balsas serem liberadas. No final de 2018, a Marinha do Brasil fez a liberação da balsa da cidade de Porto Vitória e uma balsa de Bituruna, mas a principal que era de Palmeirinha, ainda faltava documentação para ser liberada.

No início de 2019, a Marinha do Brasil foi cobrada por parte das Prefeitura de Bituruna e Cruz Machado sobre a documentação, e na oportunidade, a equipe de jornalismo da Rádio Colmeia contatou a Marinha do Brasil em Foz do Iguaçu, em que na época, destacaram que a equipe de fiscalização tinha muitos laudos para serem revisados e que isso poderia levar um bom tempo.

Em janeiro, a população de Bituruna e Cruz Machado realizaram um ato de protesto. Na cidade de Cruz Machado, a ato teve início na frente da Prefeitura e terminou em uma carreata até o ponto da balsa. Já em Bituruna, o ato ocorreu onde ficava a balsa.

Para finalizar a história da balsa da Palmeirinha, a Marinha do Brasil enviou o documento de liberação a Prefeitura nesta segunda-feira, 18.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]