No último sábado, 06 de julho, os moradores de Bituruna e Porto Vitória se reuniram para a entrega oficial da Balsa Vicente Zamboni, que foi toda recuperada através de uma emenda parlamentar do ex-deputado Federal Valdir Luiz Rossoni. A Balsa Vicente Zamboni volta as atividades na manhã desta segunda-feira, 08 de julho, após passar por uma ampla reforma.
A reforma geral ocorreu, após a Marinha do Brasil fazer uma vistoria em todas as balsas de Bituruna, Porto Vitória e Cruz Machado, sendo que no final da vistoria, foi feito o lacre de todas, por apresentarem falta de manutenção e documentação. Em seguida, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) que é responsável pelas balsas, realizou o processo de licitação, sendo uma empresa de São Paulo a vencedora para recuperar todas elas junto as Prefeituras das três cidades. O trabalho foi feito e até houve problemas nas documentações junto a Marinha do Brasil, que não fez a liberação, mas no início de 2019, a Marinha voltou para a região e decidiu liberar, após ser feito mais uma nova vistoria nas documentações das balsas de Bituruna, Cruz Machado e Pinhão, faltando somente a balsa de Bituruna para Porto Vitória.
Com a documentação entregue na última semana pela Marinha do Brasil para as duas cidades, no sábado, o prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho juntamente com o prefeito de Porto Vitória, Kurt Nilsen Junior, realizaram a entrega da balsa para a comunidade, que em festa, comemoraram a volta do serviço.
A Balsa Vicente Zamboni atende as comunidade de Vicente, Saltinho, Salto Bonito, Augusto Loureiro e também moradores do município de Porto Vitória.
“Minha gratidão ao ex-deputado Federal Valdir Rossoni, que conseguiu os recursos necessários junto a Copel para a completa restauração dessa balsa, que a partir desta segunda-feira, dia 08, irá iniciar a travessia entre os municípios de Bituruna e Porto Vitória”, destacou o prefeito Claudinei.