Bituruna disponibiliza número para dúvidas sobre Coronavírus » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bituruna disponibiliza número para dúvidas sobre Coronavírus


20 de março de 2020

Imagem divulgação

A Fundação Municipal de Saúde do município de Bituruna, por meio de um informativo, oferece explicações e recomendações sobre o COVID-19 (novo Coronavírus). O secretário de saúde, Josmar Guiz Cruz e o Diretor Clínico do Hospital São Vicente de Paula, Uéber Pimenta, também estão tirando dúvidas referentes a pandemia.

O diretor do hospital coloca que até o momento não há casos positivos do Coronavírus na cidade, sendo que a população deve seguir as medidas de cuidado necessárias. “Nós temos que agir na prevenção, porque a partir do momento em que você teve contato com o vírus, se contaminou; você vai criar anticorpos e tudo mais. Cada pessoa vai responder de certa forma […] qual é a população que mais risco tem? A população de idosos e a população de pessoas imunodeprimidas”, coloca Pimenta. Ele enfatiza que essa parcela de pessoas precisam tomar cuidados redobrados, pois possuem mais chances de haver complicações.

É indicado que por hora, as pessoas evitem circular nos lugares, afirmou Pimenta. “Todo local público, do qual tenha aglomeração de pessoas, nós estamos indicando que só vá a esses locais estritamente quem tem necessidade”. Evitar ir ao hospital com um acompanhante ou mais também se tornou uma medida de prevenção, pois são pessoas ainda saudáveis que estão colocando em risco a própria saúde, indo a um local onde há risco de doenças. No consultório médico, agora, só entra o paciente (acompanhante só em caso de menor de idade e pessoas com necessidades).

Profissionais da área da saúde usarão máscaras por medidas de segurança, pois estão sempre em contato com pessoas doentes e sempre estarão fazendo a limpeza das mãos com álcool e gel. Uma recomendação para quem precisa sair na rua é que não cumprimente ninguém com aperto de mão e evite lugares de aglomeração. “Isso não significa que você não possa ir ao mercado ou na farmácia. Você vai fazer tudo o que você tem que fazer, mas precisa diminuir as possibilidades”, aponta Pimenta.

O diretor do hospital ressalta que a população só procure atendimento médico, se estiver com febre e dificuldades ao respirar. Caso contrário, não há necessidade de pânico, pois 80% dos sintomas do COVID-19 são sintomas iguais a de uma gripe normal; e ao serem devidamente tratados, somem. O secretário Josmar Guiz Cruz fomenta que os agentes de saúde estarão orientando os munícipes em suas casas sobre as medidas de proteção necessárias.

A Fundação Municipal de Saúde está disponibilizando um número que os moradores de Bituruna podem entrar em contato, para tirarem dúvidas referentes ao Coronavírus.  Para entrar em contato, disque: (42) 3553-8011,destacando que vale apenas para o WhatsApp.

Imagem divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]