Na manhã desta quinta-feira 4 de outubro, o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho assinou o Termo de Colaboração 003/2018 entre o Município de Bituruna e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O documento reafirma e fortalece ações já desenvolvidas pelo poder executivo em prol da associação. Entre as atividades desenvolvidas estão a oferta da alimentação escolar, transporte escolar e material de limpeza e higienização doado pela prefeitura. Também foi realizada a regularização fundiária em nome da APAE do imóvel onde está o prédio da associação, que antes pertencia ao Município, através da Lei 1989/2018.
“Sempre fomos parceiros da APAE e esses documentos formalizam e reafirmam nossa preocupação em prol as políticas públicas de atenção à pessoa com deficiência”, declara o prefeito. Com a assinatura desse termo, o Município vai pleitear um aumento do repasse da verba do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para destinar à APAE através da Secretaria de Educação e Cultura. Além disso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário, a prefeitura recebeu um recurso no valor de R$ 240 mil do Fundo Estadual de Assistência Social. Será adquirido um veículo adaptado para transporte de pessoas com necessidades especiais que participam dos programas da secretaria e também o transporte dos alunos da APAE.
Estiverem presentes na assinatura do termo o presidente da APAE, Vidal de Matos, acompanhado de outros membros a associação, os secretários municipais de Administração, de Educação e de Desenvolvimento Social, Enéias Santos Mello, Niucelene Isoton e Adriana Nhoatto, e o vereador Mário Zampieron.