
A Prefeitura de Bituruna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), promoveu a II Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, com o tema “Mulheres, Territórios e Cidades”. O evento reuniu um público expressivo e reafirmou o compromisso do município com a igualdade de gênero e o fortalecimento dos direitos das mulheres.
Realizada no Centro do Idoso, a conferência teve casa cheia, demonstrando não apenas o interesse, mas principalmente a força e a união das mulheres biturunenses. Foi um momento marcante de valorização da luta feminina, da resistência histórica e da ocupação de espaços sociais, políticos, profissionais e familiares. Estiveram presentes representantes do Executivo, Legislativo, entidades de classe, setores da educação, agricultura e empresas que apoiam e reconhecem a importância da pauta.
Participaram do evento o secretário municipal João Marcel Nhoatto, a representante dos Grupos de Convivência Sueli de Bastiani e a presidente do CMDM, psicóloga Luana Parizotto, do CRAS. Na ocasião, foram eleitas as delegadas que representarão Bituruna na V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres: Carla S. Vachi (titular governamental), Luana Parizotto (suplente), Solange B. Martinelli (titular não governamental) e Sueli T. de Bastiani (suplente). A conferência foi marcada pelo protagonismo e pela garra das mulheres presentes, reforçando o compromisso da administração municipal com políticas públicas mais justas, inclusivas e voltadas ao bem-estar feminino.