O pelotão de trânsito da Polícia Militar de União da Vitória, com a presença de representantes da Uvetran e do Educatran, realizaram nesta terça-feira, 25 de setembro, uma blitz educativa. Acadêmicos da Uniuv e da Uniguaçu também participaram da iniciativa.
Concentrados na esquina da Casa do Empreendedor de União da Vitória, na avenida Manoel Ribas, os participantes abordaram motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para repassar algumas informações sobre o trânsito.
“Percebemos que é preciso mais ações de segurança como essa, pois muitas infrações ainda ocorrem”, disse a professora Carla Silva que junto da colega Adriana Adacheski é responsável pelo Educatran.
Por outro lado, as mortes por acidentes de trânsito no país estão em queda. Um levantamento inédito do Ministério da Saúde aponta que, em seis anos, houve uma redução de 27,4% dos óbitos nas capitais do país. Em 2010, foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016, o que representa uma diminuição de 2,1 mil mortes no período. Apesar da redução, o país segue longe da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê redução de 50% no número de vítimas em 10 anos, contados a partir de 2011.
A redução dos óbitos pode estar relacionada às ações de fiscalização após a Lei Seca, que neste ano completou 10 anos de vigência em 2018. Além de mudar os hábitos dos brasileiros, a lei trouxe um maior rigor na punição e no bolso de quem a desobedece, com regras mais severas para quem misturar bebida com direção.